Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 21:12

    Imprimir


De acordo com um estudo divulgado hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Mato Grosso está entre os estados com falta de médicos nas cidades do interior, levando-se em consideração a proporção entre o número de habitantes e de profissionais de medicina. De acordo com a média nacional, no Brasil o número de médicos é ideal, mas eles estão concentrados nos grandes centros como as regiões Sul e Sudeste, e nas capitais do país deixando o interior com a falta de profissionais.

O estudo foi feito com base em alguns dados, entre eles o número da população dividida pelo número de médicos, que aponta: no Brasil a média é de um médico para cada 578 habitantes. A média considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até um médico para cada mil habitantes. A média no país é boa e se aproxima dos países desenvolvidos, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) positivo, como Estados Unidos (média de 411), Dinamarca (341) e México (510).

Mato Grosso tem a pior média do Centro-Oeste

Mas quando o estudo se aprofunda um pouco mais e faz uma avaliação por estados e regiões, aí surgem as deficiências. No caso dos estados, alguns estão em situação muito complicada. É o caso do Amapá com um médico para cada 1.007 habitantes, o Pará com um médico para cada 1.203, o Acre com um para cada 973, entre outros com situação idêntica. O estudo é claro: a situação é mais grave nas regiões Norte e Nordeste. Nas cidade do interior dessas regiões, por exemplo, a situação é muito grave e chega a ser comparada a números de alguns países do continente africano, com média de um médico para cada grupo de 10 mil habitantes.

No Centro-Oeste, onde está localizado Mato Grosso, a avaliação regional aponta que os números estão dentro da média. Existe um médico para casa 511 habitantes, mas, Mato Grosso é o que tem a pior média, o menor número de médicos por habitantes na região.

O Estado tem um médico para cada grupo de 807 habitantes, isso levando-se em consideração profissionais que também atendem em outros Estados, aquele que possui a inscrição secundária (inscrito em um segundo CRM). Mas ao considerar apenas os médicos primários, aqueles que estão inscritos só no Conselho Regional de Medicina (CRM) de Mato Grosso, a média é pior, são 931 habitantes para cada médico, mas tudo dentro da média da OMS, de até mil profissionais de medicina para cada mil habitantes.

No Distrito Federal, por exemplo, esse número é de 263 habitantes por médico, a melhor média do Centro-Oeste, em Goiás são 609 habitantes e no Mato Grosso do Sul existe um médico para cada 615 habitantes.

Faltam mais médicos no interior


O estudo não trouxe números exatos de todas as cidades do país, mas aponta uma tendência. Avaliando as capitais, a situação é grave mesmo nas cidades do interior. Mato Grosso não foge a regra. Até o ano passado eram 3.146 médicos com inscrição primária no CRM em Mato Grosso, 1.597 trabalham na capital, 50% dos profissionais, enquanto que no interior, em 140 municípios, são 1.404 médicos, 44%.

Mas segundo números do CRM-MT divulgados hoje, há uma excessão quanto a concentração na capital de Mato Grosso. Não dá pra dizer com segurança que 50% estão na capital. É que parte desses médicos, inscritos na capital, na verdade atendem em Várzea Grande. Outros que moram e estão inscritos em Vázea Grande atendem em Cuiabá. Por isso, na prática, esse índice de 50% concentrado na capital cairia para um índice mais baixo. O que muda é que a concentração estaria nessas duas cidades. Mas o CRM afirma: no interior há falta de médicos e enquanto mais longe da capital pior é a situação.

Mesmo sendo um pouco diferente do CFM devido ao número de inscritos deste ano, CRM aponta 3.334 médicos ativos em Mato Grosso, sendo 1.674 em Cuiabá e Várzea Grande. No interior são 1.660 médicos ativos.

De acordo com o CRM, o interior aponta a mesma tendência nacional e alguns municípios têm em média um médico para 1.500 habitantes, abaixo do ideal. Com uma população de 782.665 habitantes, as cidades cidades de Várzea Grande e Cuiabá somadas têm uma média de um médico para cada 467 habitantes.

Já em Rondonópolis são 233 médicos para 181.902 habitantes, um médico para cada 780; Sinop tem 131 profissionais de medicina para 114.051 habitantes, média de um médico para cada 870; Barra do Garças tem 80 médicos para 104.120 moradores, uma para cada grupo de 1.031 moradores; Tangará tem 108 médicos e uma população de 81.960, um para cada 758; em Sorriso estão 83 médicos para 60.028 moradores, média de um para cada 723, e Cáceres 78 para 87.261 moradores, um médico par cada 1118 habitantes.

Açõs que podem levar mais médicos para o interior

O levantamento mostra que o número de profissionais aptos a atuar cresce em ritmo mais acelerado do que o da população, melhorando o número de médicos disponível. Ainda segundo o CFM, uma das deficiências da interiorização dos médicos é a falta de políticas públicas. Aumentar o número de médicos não garante esses profissionais no interior, já que muitos recorrem às capitais com mais estrutura para se especializar.

Outra sugestão para levar os médicos ao interior é criar uma política de interiorização eficaz, com a criação de uma carreira de Estado para os profissionais e a implantação de planos de cargos, carreiras e salários.

Também é fundamental que a estrutura e os recursos tecnológicos da saúde sejam aperfeiçoados, principalmente no interior dos estados. “Não dá para fazer medicina sem investimento. O médico precisa ao menos de uma estrutura básica para atender adequadamente a população”, ressaltou O 1º secretário do CFM, Desiré Carlos CallegariDesiré.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127065/visualizar/