Investimentos e incentivo à agricultura familiar são ações do Governo em Tangará
Segundo o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos Renaldo Loffi, para o desenvolvimento específico das lavouras de maracujá a Unemat realiza ainda o trabalho de estudo e pesquisa. O Instituto de Metrologia- IMEC/MT disponibiliza madeira de apreensão para o espaldeiramento do maracujá. Em maio passado, o instituto repassou 20 metros cubos ao assentamento. “Agora, com as articulações do MT Regional, o governo espera conseguir, junto ao Ministério da Integração Nacional, recursos para executar o projeto de irrigação que atenderá as lavouras da região”, diz Loffi .
As mais de 1.500 famílias de pequenos produtores da região de Tangará da Serra contam ainda com o apoio do estado para o desenvolvimento de outra atividade de suma importância para a geração de emprego e renda à população: a produção de leite. Em um trabalho feito pela Seder, 140 doses de sêmen da raça holandesa foram distribuídas para inseminação de animais do rebanho da agricultura familiar. “O melhoramento genético é fundamental para se conseguir a qualidade e o aumento desejado na produção de leite”, explica o superintendente do consórcio Alto do Rio Paraguai, José Benedito Cândido Souza.
A mesma parceria entre Seder e MT Regional foi feita com a angariação e distribuição das sementes de hortaliças para os chacareiros e pequenos produtores dos assentamentos. São eles os responsáveis por uma das maiores feiras do Médio Norte. “Os produtores chegam a ocupar um quarteirão coberto com toda a infra-estrutura necessária e atendem a um público fiel do município e região, todas as quartas e domingos”, completa Benedito Cândido. Ele destaca também as duas patrulhas rodoviárias entregues pelo Governo do Estado àquele consórcio, composto por 15 municípios.
São 5 caminhões basculantes, 2 moto-niveladoras ( patrolas), 1 escavadeira (PC200), 1 caminhão de abastecimento e manutenção, 1 prancha e cavalo e 1 caminhonete de apoio por patrulha. “Durante os três meses de chuva as máquinas trabalharam intensamente nas estradas de modo a permitir o escoamento da produção de grãos da região do Chapadão”, disse. Em Tangará da Serra o governo fez ainda a recuperação de pontes e bueiros nas MT’s 339, 242, 170 e 160 numa parceria com o município.
Comentários