Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 14:10
Por: Sandra Costa

    Imprimir


De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), três projetos de leis foram sancionados na noite desta quarta-feira (16.06) pelo governador Silval Barbosa (PMDB) em Poconé. A sanção governamental aconteceu durante a abertura da 9ª Exposição Agropecuária e 31ª Semana do Cavalo Pantaneiro e contou com a presença de várias autoridades no Parque de Exposições do Clube Cidade Rosa.

Uma das leis reconhece o bovino pantaneiro como patrimônio cultural e genético do estado de Mato Grosso; a segunda, que declara como integrantes do patrimônio histórico, cultural, econômico e turístico de Mato Grosso as estradas boiadeiras do Pantanal; e a que denomina Poconé como a Capital do Cavalo Pantaneiro,sendo instituído 19 de julho como o Dia Estadual do Cavalo Pantaneiro.

Na oportunidade, o deputado Riva destacou a importância de Poconé no contexto histórico do estado. Além de reafirmar o potencial turístico e também mineral da região, ainda muito pouco desenvolvido. “Alguns dizem que Poconé é uma cidade pobre, eu não concordo. Pelo contrário, o que falta é investimentos pois a cidade tem um rico potencial como na área do turismo, que hoje nem 5% foi explorado ainda. É também potência mineral, mas é preciso profissionalizar aqueles que trabalham no garimpo”, declarou.

Na área do turismo, em Poconé, também se destacam as estradas boiadeiras. No entanto, para o parlamentar, não é possível falar de turismo sem investimentos em pavimentação asfáltica, por exemplo. “As estradas boiadeiras são um grande fomento ao turismo. Esperamos que a Copa de 2014 garanta o conjunto de logística para a região. Temos aprovado o empréstimo de R$ 250 milhões para o aplicar no turismo. Não dá para pensar em turismo numa cidade sem falar em asfalto", ressaltou.

O deputado ainda ratificou ao governador Silval o pedido do presidente do Sindicato Rural de Poconé Caio Pio da Silva, para aslfatar  a rua que dá acesso a entrada do Parque de Exposição. “Falta apenas uma rua”, lembrou Riva.

Por outro lado, o governador garantiu o asfaltamento da rua em questão. Lembrou que o Governo do Estado entendeu a dedicação do deputado Riva, que elaborou os três projetos de leis sancionados, por reconhecer o valor da cultura, riqueza de Poconé, como o cavalo pantaneiro, as estradas. Afirmou ainda que a Copa do Mundo em 2014 tem que trazer legados não só para Cuiabá, mas também para o estado.

“A Copa será um instrumento de vender as riquezas, os potenciais e cultura de Mato Grosso. E não tem como falar disso se não inserir Poconé, que é o portal de entrada da biosfera mundial, o Pantanal. Recursos para as casas populares. Vai fazer a pavimentação da entrada de acesso ao Parque. São leis que valorizam a cidade, o povo, e a cultura”, apontou Silval.

O prefeito de Poconé Ney Rondon Marques agradeceu ao governador e o deputado Riva pelas leis que, segundo ele, vão movimentar o turismo na região. “Não existe nenhum outro lugar que investe tanto em cavalo pantaneiro como Poconé. Então nada mais justo ser a capital do Cavalo Pantaneiro”, lembrou. Entre as autoridades que prestigiaram a abertura do evento estavam o presidente da Câmara, Rodemilson Barros, os deputados estaduais João Antônio Malheiros (PR) e Maksuês Leite (PP).

CAVALO PANTANEIRO – Um dos grandes destaques da noite foram os exemplares de cavalo pantaneiro expostos na abertura da Exposição. São animais que já foram reconhecidos como patrimônio histórico brasileiro e, para o presidente do Sindicato Rural, Caio Pio da Silva, nada mais justo esse reconhecimento em nível de estado. “É fácil falar das qualificações desse animal que trabalha tão bem dentro d’água e quanto na terra. É estilizado, mas não um cavalo de prateleira. A aprovação dessa lei nos enobrece e muito”, agradeceu Caio Pio.

Já o presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro, José Luiz Paes de Barros, acredita que a sanção das novas leis vai fomentar ainda mais a criação de cavalo pantaneiro, não só no estado, como também no Brasil. Afirmou também que é justo o título de Poconé como a cidade do Cavalo Pantaneiro. Segundo ele, foi por conta dos trabalhos do município, que o animal foi reconhecido nacionalmente. “Somos a única associação brasileira com sede em Mato Grosso e Poconé é o berço do cavalo pantaneiro. O registro deste animal como uma raça partiu daqui”, informou.

Durante o evento, estarão presentes 60 expositores e 44 vendedores com exemplares da raça. Junto com Poconé, Mimoso são os municípios com o maior número de criadores. Conforme o presidente da ABCCP, o animal é dócil, resistente sendo incomparável na água e insuperável no seco.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127129/visualizar/