Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 10 de Agosto de 2013 às 07:09
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


Acusado vendia passagens furtadas por preços mais baixos do que os praticados no mercado
Acusado vendia passagens furtadas por preços mais baixos do que os praticados no mercado
Um dos maiores fraudadores de empresas de turismo do país foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso. Ele foi encontrado em Florianópolis, Santa Catarina, e conforme as investigações, teria dado prejuízo de mais de R$ 1 milhão as empresas de viagem em pelo menos quatro estados. 


 
Maximiliano Santana Saavedra Valdez, de 28 anos, acusado de furto e fraude, estava na sala da imigração do aeroporto internacional de Florianópolis, Hercílio Luz, quando foi preso. O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (8). 


 
Ele retornava de Bariloche, na Argentina, e iria para sua residência na praia de Jurerê, região nobre de Florianópolis, onde alugava uma mansão. O luxo ostentado pelo falsário impressionou os policiais. 


 
De acordo com o delegado Carlos Américo Marques Marchi, a operação “Sonho de Ícaro” teve mais de sete meses de investigação. “Foram realizadas interceptações telefônicas, nas contas, além de diligências em Florianópolis para realizar o reconhecimento do suspeito. Assim que tivemos uma confirmação, pedimos o mandado de prisão”, afirmou Marchi. 


 
O golpe de Maximiliano consistia em ‘haquear’ o sistema de empresas de turismo consolidadas, que centralizam os bilhetes das companhias aéreas e repassam para outras agências de viagens menores. 


 
Ele comprava os bilhetes em nome das empresas consolidadas e depois revendia mais barato, utilizando a internet. “Tudo que se vê barato demais na internet, pode ter certeza que algo não está certo”, afirmou o delegado. 


 
Segundo Marchi, somente da agência de viagens Confiança Turismo, de Mato Grosso, Maximiliano teria roubado R$ 265 mil. O delegado explicou que a Confiança Turismo é uma das 10 maiores empresas do ramo no país e que por isto, ainda não se tem a completa dimensão do rombo que o suspeito possa ter causado. 


 
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) pediu a quebra do sigilo bancário do suspeito e está esperando a chegadas dos extratos bancários para compilar os dados. Acredita-se que ele atuava há pelo menos um ano e tenha realizado o golpe diversas vezes em Cuiabá. 


 
Os policiais acrescentaram que outras empresas de venda de passagens aéreas de outros Estados também foram vítimas do estelionatário. Ele é acusado de golpe em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 


 
A operação “Sonho de Ícaro” teve o apoio da Polícia Federal de Santa Catarina (PF-SC) e da Diretoria Estadual Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Judiciária Civil de Santa Catarina (PJC-SC). 


 
MITOLOGIA – Conforme a mitologia grega, Ícaro tinha asas de cera e queria voar cada vez mais alto. O pai dele havia o alertado para não chegar perto do sol. Porém, Ícaro não ouviu e ao se aproximar do astro, teve suas asas derretidas e nunca mais pode voar. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12713/visualizar/