Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 10:27
Por: Fernando de Oliveira

    Imprimir


Getty images
Com mensalidade menor, comércio prevê reduzir preços dos produtos para o consumidor
Com mensalidade menor, comércio prevê reduzir preços dos produtos para o consumidor
Chega no dia 1º de julho em todo o comércio do Brasil a nova máquina unificada de cartão de débito e crédito que irá substituir as atuais, usadas na maioria pelas bandeiras Visa e Mastercard. A mudança irá trazer economia para os lojistas e ao consumidor, já que o aluguel da maquininha será 80% mais barato, passando dos atuais R$ 120 para R$ 25.

A expectativa é que financeiras também ofereçam o serviço, hoje realizado quase que totalmente pelas duas bandeiras. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, durante o seminário internacional de cartões de pagamento, no Rio de Janeiro.

Segundo Ana Paula Martinez, da Secretaria de Direito Econômico, a mudança será feita para corrigir falhas estruturais como a falta de concorrência no setor, o que gerou processos para a Credicard e Visa.

- Haverá mais propaganda [de concorrentes] e uma abertura maior [do mercado] a partir de 1º de julho, já que haverá a máquina única. Isso vai resultar em eficiência e preços mais baixos. Dados do Sindec, base de dados de reclamações do consumidor, de 2007 a 2009, o cartão de crédito é a maior reclamação dos consumidores.

Mudança trará regras ao setor

A previsão é que a mudança traga ainda uma regulação do setor, com a criação de um marco regulatório, ou seja, regras para a cobrança de tarifas, segundo Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.

- O crescimento do mercado é sempre de três dígitos [em torno de 180%]. Temos oportunidades para o estabelecimento de um marco regulatório, já que teremos um ambiente de maior competição, com a entrada de novos concorrentes e transparência na formação de preços.

 

Para Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a mudança irá trazer uma maior velocidade nas operações, já que o comerciante utiliza atualmente cerca de três máquinas em uma loja.

- Quanto mais competição houver, melhor. Sem contar que essas maquinetas já têm modelos que servem para diversas outras operações, o que reduz os custos. O que pesa no conjunto é a taxa cobrada nos cartões e essa competição vai diminuir isso.

* Colaboraram Giselli Souza e Marcel Gugoni, do R7 em São Paulo





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127163/visualizar/