Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 10:18
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Guilherme Filho/secom-MT
Governador Silval Barbosa reunido com membros do Fórum Pró-ferrovia e representantes do governo federal, no Salão Garcia Neto no Palácio Paiaguás
Após realizar reunião de trabalho onde esclareceu os critérios de seleção na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aos municípios mato-grossenses com até 50 mil habitantes, nessa quarta-feira (16.06), em Cuiabá, a coordenação do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), presidida pelo deputado federal Carlos Abicalil, foi recebida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, na sede do Governo no Palácio Paiaguás.

Na audiência, o chefe do Executivo estadual reiterou apoio ao Fórum Pró-Ferrovia que luta para que os trilhos da Ferronorte cheguem também a Cuiabá e o Governo Federal inclua a proposta no PAC 2. “Vamos lutar e trabalhar para que o trecho seja inserido”, garantiu Silval Barbosa ao lembrar que a coordenação do Gepac esteve em Cuiabá por solicitação do Estado. “Estamos lutando, o Governo junto com a bancada federal de Mato Grosso”, completou.

O Fórum Pró-Ferrovia busca acelerar a construção da Ferronorte até a capital mato-grossense. Conforme o presidente do Fórum, vereador Francisco Vuolo, com a inclusão da construção de mais 210 quilômetros de trilhos e a definição da ALL (empresa concessionária dos trilhos e da ferrovia) se há ou não interesse de continuar com a obra até Cuiabá. “Lutamos pelo desenvolvimento do Estado e a ferrovia é uma modal vital para avançarmos neste objetivo”, disse Vuolo.

A coordenação do Gepac reconheceu os benefícios da ferrovia para Mato Grosso, mas lembrou que a decisão será tomada pelos setores técnicos do Governo Federal. Segundo o Grupo, há uma previsão de recursos, mas o estudo de viabilidade pode ser concluído até 30 de outubro de 2011. O investimento médio seria de R$ 14, 5 bilhões e a Valec, empresa da União responsável pela construção de ferrovias, deve assumir o estudo de viabilidade.

O governador Silval Barbosa destacou que o estudo de viabilidade é também uma prioridade do Governo do Estado, que “a ferrovia consolida ainda mais o desenvolvimento que temos dentro do Estado de Mato Grosso”, por isso reafirmou a parceria do Executivo se recursos do PAC2 forem destinados à construção do trecho, Rondonópolis – Cuiabá. O Governo também pediu uma antecipação no prazo da conclusão do estudo. Assim será possível incluir a proposta no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.

“É fundamental essa ferrovia chegar até Cuiabá, uma questão de justiça. Mato Grosso, que tem esse potencial enorme. Precisamos do apoio de vocês e ajudar a inserir os recursos necessários para esta obra chegar até Cuiabá”, declarou Silval Barbosa durante a audiência com o Gepac. O deputado Abicalil assinalou que o PAC é um arranjo de iniciativa pública que priorizam obras estruturantes, a ordenar investimento e a dinamização econômica.

Participaram ainda da audiência, o secretário de Estado de Infraestrutura, Arnaldo Alves, representante da Subchefia de Assuntos Federativos, Gilmar Dominici; do vice-líder do Governo no Congresso Nacional, deputado Carlos Abicalil, além de membros do Fórum que tem representantes do setor produtivo, classe política e sociedade organizada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127165/visualizar/