Uma porta-voz da Toyota explicou que o grupo "está considerando, entre outras questões, qual seria o melhor momento para abrir a planta", que precisaria de um investimento entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões.
Segundo os cálculos de 2008, a fábrica traria pelo menos 2.500 empregos diretos e cerca de 11 mil indiretos.
A Toyota tem, desde 1998, uma fábrica em Indaiatuba, também no interior paulista. A planta fabrica 80 mil unidades do Corolla por ano.
Segundo a edição desta quinta-feira do jornal econômico Nikkei, a segunda fábrica no Brasil teria uma capacidade anual superior a 100 mil carros pequenos, destinados ao mercado interno, e poderia ser inaugurada no ano que vem.
Desde 2008, quando o projeto foi abandonado, o mercado brasileiro de automóveis cresceu 11%, chegando a 3,14 milhões de unidades no ano passado.
O Brasil foi em 2009 o quinto mercado mundial em vendas de automóveis, mas, segundo analistas, em 2010 o país vai ultrapassar a Alemanha e se tornará o quarto, atrás de China, EUA e Japão.
Cerca de 60% do mercado automobilístico brasileiro é dominado por Fiat, Volkswagen e General Motors.
Comentários