Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 09 de Agosto de 2013 às 22:37

    Imprimir


O presidente estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, negou que tenha participado de reunião para articular a substituição do deputado federal Homero Pereira (PSD), que passa por tratamento de saúde, para que o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes assuma a vaga, já que é primeiro suplente de Homero. Além disto, assessoria parlamentar de Homero, declarou que o mesmo pretende voltar para encerrar o seu mandato, e que a previsão é de que no início de setembro volte a atuar na Câmara Federal, e que o deputado não irá abrir para vaga para beneficiar Ságuas Moraes, devido a problema interno.


 
Bezerra rechaçou a articulação para substituir Homero, destacando que a decisão é pessoal do deputado, e que as informações não passariam de boato. “Não participei de nenhuma reunião com este intuito, a decisão é pessoal dele, mas é natural que Ságuas assuma a vaga caso ele se licencie, pois é seu primeiro suplente”, analisou.


 
No entanto, informações da assessoria parlamentar do deputado Homero Pereira revelam que o mesmo não irá se licenciar para beneficiar Ságuas Moraes devido à rixa que tiveram no início do ano, quando o secretário afirmou que o deputado pleitearia uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e que o mesmo abriria sua vaga na Câmara para o suplente assumir. As informações constam que caso a suplente fosse a ex-senadora Serys Marli, Homero abriria a vaga para a mesma assumir.


 
A declaração de Ságuas Moraes gerou a revolta do líder maior do PSD no Estado, deputado estadual José Riva que afirmou que o mesmo estaria como abutre na carniça. Na época, Homero também destacou que as afirmações de Ságuas seriam “fantasiosas”.


 
Homero Pereira foi diagnosticado com câncer no estômago no início do ano, e passou por uma gastrectomia para retirada de 1/3 do estômago em junho. Desde fevereiro, quando foi diagnosticado com câncer, o deputado tirou licença médica de 60 dias, sempre a renovando para mais 60 dias.


 
O motivo para não se licenciar por período maior, é que a partir de 120 dias, o deputado deve convocar o primeiro suplente para assumir a vaga na Câmara Federal. Devido ao fato de Homero não querer disponibilizar a vaga, tem pedido licença médica no prazo mínimo permitido.


 
O deputado realizou ontem (8), a segunda sessão de quimioterapia após a cirurgia, sendo que a previsão é de que sejam realizadas mais cinco sessões. A assessoria informou que o deputado está reaprendendo a se alimentar após a cirurgia.


 
Além disto, a assessoria confirmou que o deputado não irá convocar suplente devido ao problema interno com Ságuas Moraes, e ressaltou que Homero já está voltando ao trabalho, mesmo em licença médica e que a previsão é que o mesmo volte à Câmara até o início de setembro, tendo em vista que o deputado pretende encerrar o seu mandato para então, deixar a vida pública.


 
A possibilidade de Ságuas assumir a cadeira na Câmara Federal foi ventilada nos bastidores e divulgada pela imprensa, para deixar a Secretaria de Educação após repercussão negativa sobre contratação milionária de buffet no valor de R$7,7 milhões. As informações de bastidores constam que o governador Silval Barbosa (PMDB) estaria articulando a substituição para evitar maiores desgastes após recomendações do Tribunal de Contas que também reprovou as contas do gestor da Educação. Mesmo sem assumir a vaga na Câmara, Ságua deve deixar a Secretaria até março de 2014, já que pretende disputar as eleições novamente, para deputado federal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12724/visualizar/