Deslizamentos de terra e inundações provocadas por fortes chuvas no oeste de Mianmar causaram a morte de 46 pessoas nesta semana, informou nesta quarta-feira a televisão estatal.

As más condições climáticas são frequentes no país asiático e ao menos 140 mil pessoas morreram quando um ciclone atingiu a região sul em 2008.

"Vinte e oito pessoas morreram no município de Maungdaw, enquanto que 18 faleceram e quatro ficaram feridas em Buthidaung nos deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais de 14 de junho", disse o canal MRTV.

Autoridades locais e um funcionário público disseram mais cedo que as fortes chuvas levaram pontes e bloquearam ruas, provocando a morte de ao menos 25 pessoas.

O Departamento Meteorológico disse que 34 centímetros de água caíram sobre a cidade de Maungdaw, na fronteira com Bangladesh, durante um único dia nesta semana.

As inundações também afetaram os povoados de Mrauk Oo e Kyauk Taw, 550 quilômetros a noroeste de Yangun, arrastando três pontes, mas sem deixar vítimas, de acordo com outro funcionário.

O desmatamento contribuiu com o problema. A chuva que cai por ladeiras descobertas provocou a erosão das encostas que, por sua vez, bloquearam as vias fluviais, acrescentou.