Mato Grosso divulga seus atrativos turísticos na Casa Brasil em Joanesburgo
Uma amostra das belezas naturais, do potencial turístico, da cultura, da gastronomia e da pujança econômica de Mato Grosso já pode ser conhecida por todos que visitam a Casa Brasil 2014, que começou a funcionar nesta terça-feira (15.06) em Joanesburgo, África do Sul. O projeto do Ministério do Turismo por meio da Embratur é um “aperitivo” do Brasil para o próximo Mundial, realizado através dos stands das 12 cidades que sediarão a Copa de 2014. O objetivo principal é promover o turismo, mostrando ao mundo as potencialidades dos estados e cidades que sediarão a próxima edição do maior evento do planeta.
Uma equipe da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa de 2014 (Agecopa) se encarregou de preparar o material de Mato Grosso para a Casa Brasil. O coordenador de Turismo da Agência, Cláudio Leonardo Marchi, assegura que o potencial e as belezas do Estado são adequadamente apresentados dentro dos padrões estabelecidos pela Embratur. São fotos, objetos típicos, textos informativos e vídeos que contemplam os atrativos turísticos e as tradições da comunidade mato-grossense. Um dos destaques de Cuiabá é uma peça de artesanato que está exposta dentro de um cubo de vidro: trata-se da originalíssima Viola de Cocho, instrumento típico de Mato Grosso que embala as notadas de Siriri e Cururu especialmente nas comunidades ribeirinhas.
O diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho, que participa da visita técnica à África do Sul, esteve nesta quarta-feira (16.06) no stand de Mato Grosso e disse que a receptividade do público está excelente. “Os turistas e visitantes estão mostrando muito interesse em conhecer as belezas naturais do Pantanal, Cerrado e Amazônia, expostas através do nosso material de divulgação. Com certeza até o final da Copa da África milhares de pessoas conhecerão um pouco mais sobre nosso potencial turístico, nossa cultura e tradições”, disse Bonilha.
Além dos dois vídeos em exibição permanente no stand de Mato Grosso, os visitantes também recebem uma revista produzida especialmente para o evento, revelando por meio de um projeto editorial inovador as belezas naturais e o potencial turístico do Estado.
Uma edição personalizada, embalada em caixa de Teca, com capa dura e representação de ícones mato-grossenses, foi presenteada aos dirigentes da FIFA, autoridades internacionais e imprensa especializada na África e no Brasil.
No dia 26, a capital mato-grossense participa do evento denominado Noite Regional Norte/Centro-Oeste, em uma apresentação conjunta com Manaus e Brasília. A noite será dedicada a apresentações musicais e peculiaridades da cultura regional.
CASA BRASIL
Desenvolvido por parceiros do Governo Federal e da iniciativa privada, o Espaço Casa Brasil apresenta um novo conceito de Brasil ao mundo. A ideia é mostrar a imensidão do Brasil, um país com dimensões continentais e grande diversidade turística. O Espaço tem oito ambientes decorados de acordo com a riqueza cultural do Brasil. A arte, a modernidade, a tecnologia são os focos dos ambientes que retratam com detalhe a experiência de visitar o aís.
Em 2014, será a vez do Brasil de sediar a Copa do Mundo e, por isso, o Espaço Casa Brasil também apresenta as cidades sedes dos jogos. Quem planeja curtir a Copa no Brasil pode conhecer melhor a cidade em que for assistir ao jogo e ter uma noção do roteiro turístico que há ao redor da cidade. A estratégia é concentrar ações de promoção e aproveitar ao máximo a presença de investidores, compradores, esportistas, turistas e a imprensa estrangeira, que estarão na África, acompanhando os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2010.
A Casa Brasil está localizada no Sandton Convention Center, maior centro comercial de Joanesburgo e está aberta ao público diariamente das 14h às 18h – exceto em dias de jogos do Brasil – e das 19h às 24h para eventos voltados a convidados.
Veja o vídeo de apresentação de Cuiabá na Casa Brasil 2014: http://www.youtube.com/watch?v=O8KBKTt2qt8
Comentários