Confiança do setor de serviço cai, mas se mantém acima de 2009
O índice de confiança do setor de serviços caiu 0,4% em maio em relação ao mês anterior, segunda queda consecutiva, de acordo com a FGV. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta de 22,4%.
Trata-se de uma nova sondagem da FGV, elaborada em parceria com o Banco Central do Brasil, a partir de uma coleta de dados feita em 2.084 empresas, que representam um universo de 755.528 trabalhadores. A pesquisa abrange os dias 3 a 31 de maio.
Os resultados apontam que, no mês passado, o chamado "Índice de Confiança de Serviços" teve uma leitura de 133 pontos, ante 134,4 pontos calculados para abril.
A sondagem foi calculada retrospectivamente, até junho de 2008, pouco antes do início da crise mundial. Essa curta série histórica mostra que o ICS teve seu melhor momento em agosto deste mesmo ano, quando se aproximou dos 140 pontos, e seu pior momento em dezembro, quando ficou abaixo dos 100 pontos.
O desempenho atual, portanto, mostra que os empresários do setor de serviços retomaram os níveis de confiança que apresentavam antes do estouro da crise mundial de 2008.
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