Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Junho de 2010 às 14:46
Por: Denise Souza

    Imprimir


As festas juninas e as quadrilhas são comemorações aguardadas no Brasil. Mas nesse período também aumenta o atendimento em hospitais a pessoas que sofreram algum tipo de queimadura por causa de fogos de artifícios. O Procon Estadual orienta o consumidor a ter precauções na aquisição, manuseio e transporte desse material.

O consumidor deve adquirir os fogos em lojas credenciadas e licenciadas pelas autoridades competentes e seguir todas as recomendações do fabricante. “É um direito básico do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos, conforme prevê o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor”, ressalta a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

Fogos de artifício devem ser transportados com cautela e mantidos em locais apropriados, ao abrigo do calor excessivo e da umidade. Nunca transporte esses produtos dentro de bolsos. Os fornecedores de explosivos jamais devem vender produtos à base de pólvora a menores de idade. Os fogos devem ser classificados de acordo com o tipo e a capacidade de explosão de cada um, portanto, o ideal é que só pessoas realmente habilitadas façam uso.

Os fogos devem ser soltos em locais abertos e distantes das vegetações, prédios, fiações elétricas ou pessoas e animais. Caso haja falha a orientação é que não se tente acendê-los novamente e, que passados alguns minutos, os artefatos sejam armazenados em um recipiente com água. É importante ressaltar que desde 1998 soltar balões é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

Para mais informações, procure o Procon Estadual. O endereço do órgão é Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), número 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés. Para esclarecimento de dúvidas por telefone ligue 151 ou 36138500.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127494/visualizar/