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Terça - 15 de Junho de 2010 às 13:38
Por: Edivaldo de Sá

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Levantamento realizado nos dias 01 e 02 de Junho, pelo instituto Prodata/Folha Pesquisas, de Cuiabá, e que ouviu 220 pessoas, aponta avaliação positiva da atual administração de Nortelândia. O instituto utilizou a técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado via campo, a uma amostra representativa do público pesquisado, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou para menos de 4%.

Ao completar 18 meses de governo, período em que várias mudanças de gestão e projetos foram implementados, a administração está muito bem avaliada pelos moradores aponta a pesquisa. Na modalidade estimulada, quando perguntado como o cidadão avalia a administração do prefeito Neurilan Fraga, somados os números de ótimo, bom e regulares, chegam a 89% de aprovação. Outros 9,2% avaliam como ruim e péssima e apenas 0,9% não responderam a pergunta.

O entrevistador quis saber ainda qual a aprovação da administração de maneira geral, e 73,4% disseram que aprovam a forma como o município vem sendo administrado, 11,9% reprova e 14,7% não responderam.

A pesquisa buscou saber ainda qual obra deve ser prioridade no município e 30,3% responderam que deve ser hospital (o único que existe na cidade é particular)m 15,6% posto de saúde, 13,8% asfalto, 11,9% casas populares e escolas profissionalizantes 10,1%. Foram citados ainda creches, escola, quadra de esportes e praças. Os serviços considerados prioritários pela população são saúde 33,9%, educação com 14,7%, transporte escolar 11,0%, limpeza pública 10,1%, manutenção de ruas 7,3% e coleta de lixo 6,4%.

Os números acima revelam que a administração trabalha no caminho certo, de acordo com a vontade do cidadão, dado os investimentos feitos em um ano e meio de mandato nas áreas de saúde e educação, como reforma e ampliação de escolas municipais em parceria com a iniciativa privada, melhoria no atendimento a saúde pública, como aquisição de medicamentos, contratação de serviços médicos especializados, veículo para transporte de pacientes e incremento na farmácia básica que hoje possui mais de 100 medicamentos gratuitos a disposição dos usuários.

“Fizemos importantes investimentos nestas áreas neste período, os avanços foram muitos, basta ver o grau de satisfação da população em relação a estas áreas que ela elegeu como prioridade, de forma que estamos no caminho certo” destacou o prefeito Neurilan Fraga.

Os entrevistados demonstraram ainda conhecimento sobre o que foi realizado no município neste período e destacaram a busca pela geração de emprego, construção de rede de esgoto, habitação, praça pública, infra-estrutura, saúde, educação, assistência social, obras e salário em dia do funcionalismo público. Na modalidade espontânea se perguntou o que o entrevistado conhecia de ponto negativo da atual gestão, quando 89% não responderam, e áreas como saúde (2,8%), educação (1,8%), estrada para assentamentos (0,9%) e emprego (0,9%) foram as mais citadas como negativas. Esses números demonstram a satisfação da população em relação aos serviços públicos oferecidos.

Outros números interessantes dizem respeito à avaliação do trabalho do secretariado municipal, que obteve 86% de avaliação positiva, e apenas 3,0% consideraram péssimo o trabalho da equipe, outros 14% não responderam a pergunta. As melhores secretarias avaliadas foram saúde 19,2%, Educação 13,5%, Administração 11,5%, Finanças 5,8% e Obras e Serviços Públicos 3,8%, sendo que 46,2% não responderam. A pesquisa revela ainda que 90,8% da população utilizam-se dos serviços públicos de saúde da cidade e apenas 9,3% não. No geral o atendimento nos postos de saúde foram avaliados positivamente por 81,7% dos entrevistados, e 12,8% como ruim e péssimo.

O Chefe do Poder Executivo avaliou de forma bastante positiva os números auferidos pelo instituto Prodata/Folha Pesquisas, mas ressaltou que ainda há muito que ser feito, apontando que a grande dificuldade é a falta de recursos para avançar ainda mais. Porém, ele disse, que as parcerias com a iniciativa privada têm sido muito importantes na busca por qualidade de vida da população e destacou o apoio recebido do Grupo Camargo, através da Arrossenssal Agropecuária S/A, a Cooperativa Sicredi e o Grupo Firenze, entre outros. “São nossos grandes parceiros também o servidor público e a população, que têm entendido nossa mensagem e nosso objetivo, por isso avançamos muito em 18 meses de mandato, mas pretendemos melhorar e muito nossa cidade e os serviços públicos ofertados aos cidadãos” frisou ele.

Foram pesquisados os Bairros Joaquim da Silva, da Ponte, Centro, Novo Horizonte, Cohab, Tapirapuã, Bandeirantes e as Comunidades Rurais Nossa Terra Nossa Gente, Assentamento Barreirão e outros, sendo que dos entrevistados 50,4% são do sexo masculino e 49,6 do feminino, com idade de 16 a 69 anos.






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