Wilson defende divisão mais justa do Fundo de Municípios
O candidato ao governo, Wilson Santos (PSDB), e o senador Jayme Campos (DEM) discutiram ontem, em reunião realizada na sede do Democratas, em Cuiabá, a formatação final do programa de gestão para Mato Grosso que se transformará também na principal bandeira de campanha do tucano. Entre os eixos de destaque estão a saúde, educação, regularização fundiária, segurança pública e redução da carga tributária.
O presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro, também participou do encontro. Na corrida pela chefia do Estado, o ex-prefeito Wilson Santos também dá ênfase aos setores da habitação, turismo e ainda para a descentralização de gestão. Defensor da política municipalista, o candidato tucano reforçará a necessidade, durante sua campanha, de o governo federal rever a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O atual modelo é criticado pelo ex-gestor, que chama a atenção para a necessidade de as cidades receberem um olhar mais especial do governo federal. Nesse quadro entra também a reforma tributária. Wilson alerta ainda para a importância da defesa pela implementação de políticas eficazes de gestão do setor ambiental. Ele designou o ex-secretário estadual de Meio Ambiente, na gestão do ex-governador Dante Martins de Oliveira, Frederico Müller – para elaborar as propostas para a área – que irão compor o programa de governo.
Durante a reunião, os líderes partidários também debateram a possível aliança entre as duas legendas para a disputa à Assembleia. Existe simpatia da bancada do DEM para a coligação. Porém, também existe resistência de alguns pré-candidatos tucanos. O assunto deve ser definido até a próxima semana. Presidente regional do PSDB, a deputada federal Thelma de Oliveira prometeu rediscutir o assunto com os postulantes tucanos.
Comentários