Ano de Copa e eleições impulsiona o mercado gráfico e gera expectativas positivas para o setor em 2010
ExpoPrint 2010: Abigraf terá estande de 90 m² no evento
Apoiadora da ExpoPrint, maior feira da America Latina dirigida ao mercado gráfico brasileiro e latino-americano, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) terá um estande institucional de 90 m² no evento. No espaço, será possível conhecer os produtos e projetos desenvolvidos pela entidade junto ao mercado gráfico.
A ExpoPrint aconte no Transamérica Expo Center — Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro, São Paulo, entre o dias 23 a 29 de junho (de segunda a sexta, das 13 às 20 horas; sábado e domingo, das 10 às 17 horas).
A expectativa da Abigraf para este ano tem sido positiva, pois além do reaquecimento da economia, dois eventos marcantes que costumam alavancar o desempenho do setor gráfico nacional se realizam: Copa do Mundo e eleições.
“Nós acreditamos que o impacto da Copa do Mundo e eleições alcance cerca de 15% no segmento de produtos promocionais da indústria gráfica. Esse crescimento poderá representar avanço em torno de 2% este ano para o setor. Em termos de valores, essa expansão significará aproximadamente R$ 200 milhões”, explica Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf São Paulo.
Sobre equipamentos gráficos de pré-impressão, impressão e acabamento que serão expostos na ExpoPrint, Mortara acredita que muitas novidades serão apresentadas.
“Em 2008 e 2009, o setor gráfico investiu cerca de US$ 2,5 bilhões em máquinas e equipamentos, consolidando-se como um dos setores industriais que mais têm aportado recursos em atualização tecnológica e produtividade. Com certeza os fabricantes oferecerão novas soluções para incrementar ainda mais essa importante evolução do parque gráfico nacional”, avalia.
Sobre Abigraf Nacional (www.abigraf.org.br)
A Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), fundada em 1965, é uma das mais atuantes entidades setoriais do País. A associação representa um universo de aproximadamente 19 mil empresas, que geram cerca de 220 mil empregos diretos.
Dentre as principais metas da Abigraf Nacional inclui-se o incentivo às exportações; luta pela definição de tributos justos e coerentes; concorrência leal entre as empresas do setor; envolvimento em ações relacionadas à Responsabilidade Social e Ambiental; além do apoio concreto à formação gerencial do empresário e do executivo gráfico nacional.
Para incentivar as exportações, a Abigraf Nacional criou em 2003 o Graphia (Graphic Arts Industry Alliance) – grupo de exportação de produtos e serviços gráficos, em convênio com a Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Governo Federal). O Graphia realiza negócios com 24 países das Américas, Caribe, Europa e Ásia. A iniciativa visa à prospecção, promoção, comercialização e divulgação do setor gráfico brasileiro no exterior. O grupo já viabilizou a inserção de quase cem empresas no mercado internacional.
No âmbito da defesa da justa concorrência no setor, a Abigraf combate a prática desleal de algumas gráficas, que utilizam dos privilégios tributários, como as estatais, sindicais e religiosas, para ocupar espaço no mercado. Além disso, trabalha contra o uso indevido do papel livre de impostos, mais conhecido como “papel imune”, defendendo sua utilização precípua para impressão de livros, revistas e periódicos. Inúmeras campanhas de conscientização são realizadas pela entidade, como o incentivo à utilização do software original pelas empresas gráficas.
Com relação às ações de Responsabilidade Social e Ambiental, há duas frentes de atuação da entidade. A primeira refere-se à disseminação do conceito de que 100% do papel de imprimir fabricado no Brasil provêm de florestas plantadas. A iniciativa objetiva esclarecer à sociedade que o papel utilizado pelas gráficas para impressão não causa qualquer desmatamento de espécies nativas no País.
Além disso, a Abigraf Nacional realizou em 2009 a primeira edição do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental. A premiação, que tem por objetivo estimular práticas sociais e ambientais na indústria gráfica, é dividida em duas categorias: “Responsabilidade Social” e “Responsabilidade Ambiental”.
A Abigraf promove, ainda, a cada três anos, o Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, principal encontro do País no debate sobre questões relacionadas ao setor.
A entidade está representada no território brasileiro por meio de 21 regionais, responsáveis pela gestão de necessidades e reivindicações das empresas sediadas nos demais estados da federação. Na América Latina, atua em parceria com a Conlatingraf (Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica), entidade que congrega associações de 15 países do continente.
Comentários