Campanha com tema de festa junina atraiu centenas à praça central da cidade e secretaria cumpre atinge 85% da meta estipulada
Nortelândia atinge 90% da meta contra pólio em único dia
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Nortelândia fechou nesta segunda-feira (14.06) os dados referentes à campanha de vacinação contra paralisia infantil, realizada no último sábado (12), na Praça Edgar de Araújo, no centro da cidade. De acordo com a titular da pasta, o município conseguiu atingir a marca de 90% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, em apenas um único dia. Foram vacinadas 495 crianças.
O município promoveu a campanha denominada “Arraia do Zé Gotinha” com brincadeiras, pipoca, amendoim, algodão doce, distribuição de prêmios, sorteio de bicicleta infantil, entre outros, que funcionaram como atrativo para que os pais levassem as crianças para serem vacinadas. O Arraiá do Zé Gotinha aconteceu em clima de Copa do Mundo, com as cores verde e amarelo.
Desde 1989 que o Brasil não registra um caso de Poliomielite e para garantir que as crianças não sejam acometidas pela doença, é necessário tomar apenas duas gotinhas todos os anos.
Já é praxe em Nortelândia, que nos dias de campanha contra a pólio as equipes de saúde aproveitem para atualizar o cartão de vacinas da criança com doses contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano, entre outras.
BRASIL SEM PARALISIA INFANTIL – O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.
SOBRE A VACINA DA PÓLIO – Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas sofre sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.
Comentários