Vendas de materiais de construção crescem 8% em maio, diz Anamaco
As lojas de materiais de construção venderam 8% a mais em maio na comparação com abril, aponta levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 12%.
De janeiro a maio, o segmento cresceu 9,5% sobre o mesmo período do ano passado. A entidade representa as 138 mil lojas no país.
"Estamos vendo que a tendência ao crescimento tem se confirmado e que 2010 tem tudo para ser o melhor ano da história para o setor da construção civil", diz Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
Com os resultados, a expectativa de crescimento do setor no ano de 2010 aumentou de 10% para 11%.
Segundo a Anamaco, a revisão ocorreu porque o setor estar aquecido, "tanto pela manutenção da desoneração do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], quanto pelas obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e [do programa habitacional] Minha Casa Minha Vida".
A redução do IPI completou um ano no último dia 1º de abril e está em vigor até o final de 2010.
"As vendas dos produtos beneficiados com a redução do imposto cresceram 20% nos últimos 12 meses. Na prática, esses materiais ficaram em média 8,5% mais baratos para o consumidor final e isso manteve o setor aquecido. Esses itens são importantes porque representam 25% do mix de uma loja", diz Conz.
Comentários