Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Domingo - 13 de Junho de 2010 às 06:52
Por: Wanderley Preite Sobrinho

    Imprimir


AE
Congresso do PT em janeiro confirmou que a candidata do PT e de Lula seria mesmo Dilma, a dama de ferro do governo
Congresso do PT em janeiro confirmou que a candidata do PT e de Lula seria mesmo Dilma, a dama de ferro do governo
O PT chega à Convenção Nacional do partido neste domingo (13) para oficializar a ex-ministra Dilma Rousseff sua candidata à Presidência da República. Dilma aparece empatada nas pesquisas com seu adversário José Serra (PSDB), tem o desafio de ultrapassá-lo, mas precisa superar o desgaste provocado pelo suposto dossiê anti-Serra, que nega ter produzido.

 

A festa do PT para Dilma está estimada em R$ 700 mil, quase dez vezes menos do que foi gasto no Congresso do PT em janeiro para aclamar sua candidatura. O partido defende o custo modesto do evento. Diz que agora a petista já é mais conhecida e não precisa de tanta publicidade em torno do seu nome.

O R7 apurou que Dilma vai centrar o seu discurso nas mulheres. A petista deve lembrar que, se eleita, será a primeira mulher a governar o país e com isso pretende conquistar as eleitoras brasileiras. De acordo com a última pesquisa Ibope, Dilma ganhou votos no eleitorado masculino e com eles tem 41% das intenções de voto ante 35% de Serra. Já entre as mulheres, Serra tem 38% das intenções de voto e Dilma 33%.

Durante a pré-campanha, o partido também sofreu outros contratempos. Em apenas dois meses, o site do PT foi atacado por hackers, a imagem de Dilma foi analisada nos detalhes, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu R$ 37,5 mil em multas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por fazer propaganda eleitoral antecipada.

A campanha petista também perdeu um dos seus jornalistas sob suspeita de mandar convocar a arapongagem. O presidente da legenda, José Eduardo Dutra, teve de abrir mão de sua candidatura para deputado federal para se dedicar ao “projeto Dilma”.

Nem assim a petista parou de crescer nas pesquisas. Ela saltou de 18% em janeiro para empatar com Serra em 37% em maio. No mesmo período, Serra variou negativamente dois pontos porcentuais, mas se manteve no mesmo patamar.

 

O resultado é considerado uma vitória pela cúpula do PT, que precisou se desdobrar para transformar Dilma e ceder quando ela disse “chega”. Os caciques petistas também admitem que o esforço só não foi maior porque Dilma já começa a ser associada a Lula, um presidente com 83,7% de aprovação popular, segundo a última pesquisa CNT/Sensus.

Para comemorar o resultado, petistas alugaram um luxuoso espaço em Brasília para referendar Dilma presidenciável de fato. O prédio, recém inaugurado, pretende ser o centro de eventos mais importante da capital Federal.

O PT reservou dois salões que, juntos, devem receber cerca de 1.300 militantes. Dilma, a cúpula partidária e os convidados especiais serão acomodados em seis salas com capacidade para até 25 pessoas cada. Para servir o lanche durante a convenção, o lugar oferece uma cozinha industrial.

No palanque, Lula deve anteceder os discursos de Dilma e do vice da chapa, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PT), que representa em carne e osso o maior estrago que o PT sofreu nesta pré-campanha: o partido cortou na própria carne ao abafar lideranças estaduais causando rachaduras internas principalmente em Minas Gerais e Maranhão, tudo em nome da aliança com o antes adversário PMDB.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127904/visualizar/