O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, quebrou o domínio da Red Bull, que havia sido a mais rápida nos treinos classificatórios das sete provas anteriores, e vai largar na pole position no GP do Canadá, oitava etapa do Mundial de F-1. A prova será realizada no domingo, com largada prevista para as 13h (de Brasília).

Terceiro colocado na classificação do Mundial de Pilotos --84 pontos--, Lewis Hamilton conseguiu a pole position, com o tempo de 1min15s105. A primeira fila ainda tem Mark Webber, da Red Bull, líder da classificação geral, com 93 pontos. Companheiro de Webber, Sebastian Vettel sai em terceiro.

Já o brasileiro Felipe Massa vai largar na sétima colocação, atrás de seu companheiro de equipe Fernando Alonso, que larga na quarta posição. Jenson Button, da McLaren, é o quinto.
 

Jason Reed/Reuters
O piloto Lewis Hamilton durante treino do GP do Canadá
O piloto Lewis Hamilton durante treino do GP do Canadá




Na primeira parte do treino, o Q1, foram eliminados os pilotos que praticamente sempre caem nesta etapa: Bruno Senna e Karun Chandhok (Hispania), Lucas di Grassi e Timo Glock (Virgin), Heikki Kovalainen e Jarno Trulli (Lotus), além de Kamui Kobayashi (BMW Sauber).

Na segunda parte do treino, o brasileiro Rubens Barrichello (Williams) não conseguiu a classificação para o Q3. Outro também que não conseguiu se classificar para a disputa da pole position foi o alemão Michael Schumacher, heptacampeão da categoria.

Os outros pilotos que não conseguiram a classificação para a última parte do treino foi Hulkenberg (Williams), Petrov (Renault), Buemi (Toro Rosso), Alguersuari (Toro Rosso) e Pedro de la Rosa (BMW Sauber).

Confira o grid de largada para o GP do Canadá

1 - Lewis Hamilton (McLaren)
2 - Mark Webber (Red Bull)
3 - Sebastian Vettel (Red Bull)
4 - Fernando Alonso (Ferrari)
5 - Jenson Button (McLaren)
6 - Vitantonio Liuzzi (Force India)
7 - Felipe Massa (Ferrari)
8 - Robert Kubica (Renault)
9 - Adrian Sutil (Force India)
10 - Nico Rosberg (Mercedes)
11- Rubens Barrichello (Williams)
12 - Nico Hulkenberg (Williams)
13 - Michael Schumacher (Mercedes)
14 - Vitaly Petrov (Renault)
15 - Sebastien Buemi (Toro Rosso)
16 - Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
17 - Pedro de la Rosa (BMW Sauber)
18 - Kamui Kobayashi (BMW Sauber)
19 - Heikki Kovalainen (Lotus)
20 - Jarno Trulli (Lotus)
21 - Timo Glock (Virgin)
22 - Bruno Senna (Hispania)
23 - Lucas di Grassi (Virgin)
24 - Karun Chandhok (Hispania)