O candidato presidencial da situação Juan Manuel Santos ganharia com 65,1% dos votos nas eleições da Colômbia previstas para o próximo dia 20. Seu adversário, Antanas Mockus, obteria 28%, segundo uma pesquisa de intenção de voto publicada neste sábado.

Segundo esta sondagem publicada pelo diário El Tiempo, de Bogotá, uma parcela de 4,1% dos eleitores pretende votar em branco. Quase 30 milhões de colombianos estão habilitados a votar no segundo turno das eleições presidenciais.

A pesquisa, com margem de erro de 2,26 pontos, foi realizada pela Datexco, que consultou 1.967 pessoas, em 23 dos 32 departamentos (Estados) do país nesta semana.

Os resultados são semelhantes aos números de outras duas pesquisas divulgadas na quinta-feira, que mostram ampla vantagem do candidato do Partido Social da Unidade Nacional (direita).

A medição da Invamer Gallup aponta que 66,5% dos entrevistados devem votar em Santos, contra 27,4% de Mockus. O Centro Nacional de Consultoría atribuiu ao primeiro um triunfo com 60,8% de intenção de voto ante 28,3% do concorrente.

Santos, ex-ministro da Defesa do governo Álvaro Uribe, liderou o primeiro turno das eleições, no dia 30 de março, com mais de 46% dos votos válidos, enquanto que Mockus, ex-prefeito de Bogotá e candidato do Partido Verde, obteve pouco mais de 21%.