As sanções contra o Irã impediram ou afastaram empresas estrangeiras de investir naquele país, especialmente representantes dos Estados Unidos e da Europa. O Irã é o quinto maior exportador de petróleo do mundo.

O jornal iraniano citou o diretor do banco central, Mahmoud Bahmani, afirmando que a nova política tem o objetivo de atrair investimentos enquanto o resto do mundo está em crise.

"O Irã pagará um retorno garantido sobre o investimento estrangeiro de 10%. O banco central e o Ministério da Economia vão garantir o retorno e o lucro sobre o capital", disse Bahmani, de acordo com o jornal.

Ele não especificou se as garantias se aplicariam a investimentos em algum setor em particular.

Na quarta-feira, o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas realizou a quarta rodada de sanções sobre o Irã com o objetivo de controlar suas atividades de enriquecimento nuclear.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que as sanções eram apenas "moscas incômodas", mas alguns economistas disseram que as medidas --e a ação mais rígida que se espera dos EUA e da União Europeia-- devem agravar a situação econômica do Irã.