Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Junho de 2010 às 05:30
Por: Carolina Holland

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
População diz já ter denunciado situação até ao MPE, mas pouca providência é tomada por órgãos

A água que vai para a estação de tratamento do Ribeirão do Lipa, responsável pelo abastecimento de 60% da Capital, corre risco de contaminação por causa do lixo que é jogado nas proximidades do rio Cuiabá na região. Na área de preservação ambiental, que pertence à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, há monitores de computador, caixas, material de escritório, pneus, móveis e lixo doméstico em geral jogados.

A reportagem viu várias sacolas com copos que tinham a logomarca de uma casa noturna da cidade e flagrou um rapaz em uma motocicleta jogando diversas sacolas de lixo no local.

De acordo com o dono de uma empresa perto da área, que pediu para não ser identificado, o local tem sido utilizado como lixão há pelo menos um ano e meio. “Já denunciei ao Ministério Público Estadual, à Ouvidoria Geral do Estado e outros órgãos e nenhuma providência foi tomada”, afirmou.

Ele disse que já presenciou várias pessoas jogando lixo no local. “Essa sujeira corre o risco de cair na água e contaminar. Fora o risco de doenças que esse lixo todo pode trazer para a população”, declarou.

O morador José da Silva, de 59 anos, que mora no local há 30 anos, disse que é comum funcionários de mercados dos bairros próximos, como Jardim Colorado e Santa Rosa II, jogarem todo o lixo desses estabelecimentos na área de preservação.

“Eu também já vi pessoas que nem sequer param os carros, atiram as sacolas pela janela para não perder tempo”, disse. “O rio Cuiabá fica bem perto daqui, com certeza essa sujeira vai acabar contaminando a água”, lamentou.

Segundo ele, os moradores das proximidades já pediram ao poder público para fazer a limpeza, fiscalizar e multar as pessoas que contribuem com a sujeira. “Um caminhão da prefeitura veio aqui limpar o terreno, mas ficou por isso mesmo. Uns dias depois, estava todo aquele lixo de novo”, lamentou.

O secretário municipal de Infraestrutura Euclides dos Santos informou que as equipes de retirada de bolsões da prefeitura vão até o local na próxima semana para fazer a limpeza da área. Ele também informou que vai reforçar o pedido à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para que os responsáveis por jogarem o lixo na área possam ser notificados.

A reportagem tentou entrar em contato, por várias vezes, com o secretário Archimedes Pereira Lima Neto, mas ele não atendeu as ligações.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128056/visualizar/