A internet centraliza informações sobre a comunidade e conversas entre vizinhos para 27% dos usuários nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Centro de Pesquisas Pew.

Outros 28% assinam algum tipo de boletim ou alerta sobre problemas locais --tráfego, eventos escolares, alertas meteorológicos e criminais-- via e-mail ou mensagem de texto.

No entanto, a conversa presencial ainda é o meio social predileto dos norte-americanos: no universo pesquisado, 46% optaram por falar cara-a-cara com os vizinhos acerca de problemas comunitários.

Outros 21% discutem problemas da comunidade por telefone.

Dos entrevistados, 11% alegaram que leem blogs que relatam problemas comunitários.

Apenas 9% disseram trocar e-mails com seus vizinhos sobre problemas comunitários, e 5% relataram que participam de listas de discussão com temática gravitando na comunidade.

Segundo os dados, 4% entraram em uma rede social com o objetivo de acompanhar os problemas comunitários.

Apenas 2% seguem seus vizinhos no Twitter.