Rotam desencadeia operação ‘Crepúsculo’ em Várzea Grande
Para coibir a criminalidade em Várzea Grande, em especial na região do bairro Mapim, Jardim Eldorado, Jardim Glória II, Jardim Imperial, Vila Artur e Figueirinha a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam) em parceria com o 4º Batalhão da Polícia Militar de Várzea Grande, deflagrou a operação ‘Crepúsculo’.
Desde a última quarta-feira (09.06) a Rotam, que foi reativada recentemente pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), vem auxiliando os trabalhos de combate à criminalidade na região Metropolitana, apoiando às ações do Comando Regional 1 e 2 da Polícia Militar de Mato Grosso.
Para desenvolver a operação, a Rotam realizou um mapeamento da região que vai da avenida Júlio Campos até a Mário Andreazza, em Várzea Grande. A agência Local de Inteligência do 4º BPM está subsidiando a Rotam com levantamento de informações das ocorrências registradas na região mapeada.
Até o momento já foram apreendidas nove armas, entre revólveres calibre 38 e 32 e um fuzil 762 de uso restrito do Batalhão de Operações Especiais (BoPE) e Forças Armadas. Também foram presas 12 pessoas. Quatro delas foram presas ontem (10.06) e integravam uma quadrilha que praticava roubos em Várzea Grande.
Segundo informações da Rotam, as pessoas foram presas no bairro Jardim Costa Verde após denúncia anônima. De acordo com a denúncia, uma pessoa estaria em um bar no bairro em posse de uma arma. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o infrator que os levaram até uma residência onde a guarnição da Rotam encontrou mais dois revólveres e em outra casa onde encontraram um fuzil 762. As armas eram usadas nas ações criminosas da quadrilha.
Os outros três componentes da quadrilha estavam nas casas e foram presos. Ainda ontem em Várzea Grande, os policiais da Ronda Ostensiva Tático Metropolitana prenderam dois adolescentes, um de 16 e 17 anos, que estavam em posse de um revólver calibre 32 no bairro Lagoa do Jacaré.
Durante a noite, por volta das 21h, uma guarnição da Rotam também apreendeu uma trouxa grande de pasta base e R$ 65 em dinheiro no bairro Alvorada, em Cuiabá.
Na quarta-feira (09.06), quando foi desencadeada a operação, os policiais da Rotam prenderam quatro pessoas suspeitas de terem praticado um assalto numa residência na região do Coxipó da Ponte, em Cuiabá. Após a ação criminosa os bandidos fugiram em dois veículos e uma moto e foram detidos em Várzea Grande pelos policiais da Ronda Ostensiva Tático Metropolitana.
Com a quadrilha os policiais encontraram três armas. Segundo o comandante da Rotam, major PM Airton Benedito de Siqueira Júnior, a Ronda Ostensiva Tático Metropolitana está atuando em apoio às ações dos CRs 1 e 2, cumprindo as metas previstas no Plano de Ações da Segurança Pública, de combate ao tráfico doméstico de drogas. “Estamos desenvolvendo trabalhos de polícia repressiva e preventiva”, destacou.
Ações contínuas ligadas ao combate ao tráfico de drogas vêm sendo realizadas diariamente em todo Estado. Desde que o PAS foi lançado, em abril deste ano, cerca de 500 bocas de fumo já foram desarticuladas, uma média de 4 a 6 pontos de venda de droga exterminados por meio deste trabalho conjunto.
A reativação da Rotam é uma das 15 metas do Plano de Ações da Segurança (PAS). Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, “a Rotam voltou com objetivo de fazer um trabalho diferenciado em relação às atividades e ações táticas junto aos bairros”.
ROTAM
A Ronda Ostensiva Tático Metropolitana foi criada há quase 10 anos, com a finalidade de realizar um policiamento móvel de radiopatrulhamento com o objetivo de desenvolver ações táticas de cerco, bloqueio, prevenção ao crime e repressão à ação de criminosos. Em julho de 2009 o grupamento foi desativado com o intuito de pulverizar seus membros entre os Batalhões da Polícia Militar.
O policiamento da Rotam é realizado por meio de comboio de viaturas e é empregado nas mais variadas ações ostensivas, visando a prevenção e repressão de delitos e práticas criminosas. Por ser motorizado esse policiamento ocupa um maior número de pontos em um pequeno espaço de tempo, principalmente em situações de emergências, dando maior agilidade às ações de polícia e maior capacidade de atuação e pronta resposta em áreas onde possa ocorrer um aumento de criminalidade.
Esse tipo de patrulhamento realiza também abordagens e revistas a suspeitos dentro das áreas consideradas de risco. Todos os policiais da Rotam recebem um treinamento específico de radiopatrulhamento, técnicas e táticas individuais.
PAS
O Plano de Ações da Segurança Pública (PAS) tem como objetivo adotar programas, ações, projetos, medidas e operações com o intuito de mitigar os focos e fatores de risco de violência e enfrentar a criminalidade em Mato Grosso, além de atender as exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para realização da Copa do Pantanal 2014.
Comentários