Incra recebe Prêmio Ecologia e Ambientalismo em Mato Grosso do Sul
Câmara Municipal de Campo Grande entrega prêmio Ecologia e Ambientalismo a Superintendencia Regional do Incra no Mato Grosso do Sul em reconhecimento pelas diversas ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas pela autarquia nos assentamentos da reforma agrária no Estado. O prêmio foi entregue ao superintendente Waldir Nascimento na última terça-feira (8).
O prêmio foi criado em 2002 e homenageia todo ano as instituições governamentais e não governamentais que se destacam com ações e projetos de preservação do meio ambiente.
Todo assentamento da reforma agrária tem definido em sua área os espaços que devem ser preservados: reserva legal de 20% da área total, área de preservação permanente, margens ciliares, áreas com inclinação acentuada, lagos e rios. Além desses cuidados previstos em lei, os assentados, antes de receber os lotes, assinam um Termo de Compromisso Ambiental, onde assumem o compromisso de cuidar e preservar o meio ambiente.
O Incra/MS já investiu cerca de R$ 1,5 milhão na recuperação de matas ciliares, erosões e outras formas de degradação do solo. O superintendente do Incra destacou o trabalho junto aos assentados. “Os beneficiários da reforma agrária têm optado pela agricultura orgânica, com isso, produzem para sua família e para a sociedade alimentos isentos de venenos”, explicou.
Os servidores do Incra presentes no evento aproveitaram a oportunidade para divulgar a cartilha de educação ambiental Nossa terra, nosso lar, destinada aos assentamentos do Estado.
Comentários