Instituições definem estratégias de atuação para assegurar combate ao tráfico de drogas
Oitenta pessoas participam até esta sexta-feira (11/06), em Cáceres, do 2º Encontro de Fronteira promovido pelo Ministério Público Estadual e o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O grupo de trabalho reúne promotores de Justiça de 14 Estados, juízes de Direito, procuradores da República, Policias federais, integrantes das Forças Armadas, delegados de polícia, secretários de Estado, entre outras autoridades. O objetivo do encontro é definir estratégias de atuação para o combate ao tráfico na região de fronteira, entre Mato Grosso e Bolívia.
A abertura do evento, realizada nesta quinta-feira, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), reuniu cerca de 150 pessoas. Além dos representantes das instituições que atuam na área de segurança pública, a solenidade contou também com a participação de autoridades policiais da Bolívia, representantes do Executivo estadual e municipal, Legislativo estadual, vereadores, entre outros.
O procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, ressaltou a importância da atuação conjunta entre Ministério Público e polícias Militar, Civil e Forças Armadas. “Temos consciência que ações isoladas não surtirão efeito no enfrentamento ao crime organizado. Precisamos nos unir, definindo estratégias conjuntas, para obtermos resultados positivos no combate ao tráfico”, ressaltou Ferra.
O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, também falou sobre a importância da integração entre as instituições. Segundo ele, a expectativa é de que desta reunião saia várias propostas não só para aqueles que estão participando da discussão, como também, para os governos estadual e federal.
De acordo com a programação do evento, serão realizados três painéis. O primeiro é composto por representantes do Ministério Público Estadual, Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Polícia Civil e Justiça Estadual. O segundo é composto por representantes da Justiça Federal, Ministério Público Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Exército, Polícia Federal. Todos os painéis são seguidos de debates.
Na sexta-feira, a discussão contará com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal. O governador do Estado, Silval Barbosa, participará do encerramento do evento. Na sequência, o grupo se dirigirá até a fronteira para conhecer a estrutura do local.
Comentários