Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Junho de 2010 às 16:38
Por: Lucione Nazareth/Eliana Bess

    Imprimir


Veículos escolares que integram o Programa Caminho da Escola do Governo Federal serão fiscalizados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT). O trabalho consiste em examinar os itens de segurança, entre eles, o cronotacógrafo responsável por limitar a velocidade. Dos 700 ônibus previstos para serem averiguados, 40 já passaram pela avaliação, no setor de carga perigosa, situado no Distrito Industrial, em Cuiabá.

Os fiscais do Imeq fazem uma fiscalização de recebimento dos veículos que vêm direto da fábrica, conforme o chek list do Inmetro. No procedimento é examinado apenas o padrão de segurança como cinto de segurança nos acentos, porta de emergência (possui uma abertura interna), poltronas dos estudantes, caixa de ferramentas (deve estar em um compartimento traseiro do veículo) entre outros. Trata-se de itens que garantem aos passageiros um transporte seguro.

Um dos itens mais importantes deste sistema é o cronotacógrafo, por isso recebe uma atenção especial, e é o mais testado pela equipe. O cronotacógrafo também chamado de “Anjo da Guarda”, possui o papel de limitar a velocidade do veículo em 70km/h, fazendo com que o carro não ultrapasse esse limite, ou seja, corta a aceleração.

Durante o processo de inspeção alguns problemas foram detectados. Entre eles, cronotacógrafos que não funcionavam, parabrisas quebrados e alguns defeitos na parte elétrica do ônibus. Os problemas foram solucionados ainda no local.

Após tudo checado pelo Imeq o veículo recebe o Selo de Segurança do Instituto de Nacional de Metrologia (Inmetro) e é liberado. Há uma expectativa de que cerca de 700 ônibus sejam inspecionados, sendo distribuídos para municípios de Mato Grosso e de estados vizinhos como Roraima e Amazônia.

O selo do Inmetro é a prova de que o veículo está dentro da conformidade. É colocado no parabrisa dianteiro do lado direito do motorista e tem validade de um ano. Após esse período é difícil atestar a segurança do veículo porque o Inmetro, no caso o Imeq em Mato Grosso, não tem controle. O Imeq-MT é um órgão delegado do Inmetro.

A fiscalização se dá em aproximadamente 20 veículos por dia e não tem prazo específico para terminar, dependerá da fábrica que segue um cronograma de entrega conforme a aquisição feita pelas prefeituras, por meio das Secretarias de Educação com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) para transporte escolar, geralmente para zona rural. O Programa beneficia alunos da rede estadual, nacional e Distrito Federal. Em Mato Grosso começou a ser implantado em 2009.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128316/visualizar/