Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 08 de Agosto de 2013 às 21:33

    Imprimir


Talvez não tenha ficado absolutamente claro, mas o que se quis dizer é que, quase duas décadas após a implantação, no Brasil, do atual padrão monetário – o real – e pelo menos no mês de julho de 2013, milho, ovo e frango voltaram a apresentar praticamente a mesma equivalência observada inicialmente.


 
Os gráficos abaixo são mais elucidativos. Em julho passado, o preço médio alcançado pelo frango vivo nas granjas do interior de São Paulo permitiu ao produtor adquirir em torno de 5,059 toneladas de milho.


 
Pois esse volume foi mais de 40% superior ao registrado um ano antes, em julho de 2012 (3,523 toneladas). No entanto, em relação a agosto de 1994 (227 meses atrás!) a variação cai para apenas 7,6%, já que então uma tonelada de frango vivo adquiria 4,7 toneladas de milho.


 
No tocante ao ovo, em julho passado mil dúzias (pouco mais de 33,3 caixas) permitiram adquirir 4,806 toneladas de milho, volume perto de 43% superior ao de um ano atrás, quando o milho andava nas alturas.


 
Já em relação ao mesmo agosto de 1994 a quantidade mais recente é cerca de 5% inferior, correspondendo também a uma diferença mínima.


 
Em suma: as recentes e contínuas desvalorizações enfrentadas pelo milho podem levar a supor que os produtores de frangos e de ovos estejam sendo beneficiados. A realidade, porém, é que os três produtos mantêm a mesma relação de preços de 1994.




Fonte: Avisite

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12842/visualizar/