Segundo Riva, a oferta de mais dois cursos traz um alento à qualificação de jovens e adultos excluídos do processo profissional trabalhista
Consulta pública definirá novos cursos da Unemat em Poconé
A oferta de cursos superiores ministrados pela Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na cidade de Poconé, se resume a duas licenciaturas: biologia e geografia, que qualificam 120 acadêmicos. Com o propósito de ampliar esta realidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) em parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores, reuniu nesta terça-feira (08.06) boa parte de populares e membros diretores da faculdade pública com o objetivo de discutirem mecanismos para tal fim.
O deputado Riva explicou que a audiência pública foi para abrir à sociedade a oportunidade de definirem quais cursos serão mais interessantes ao município, tendo em vista a peculiaridade atual, que engloba diversas riquezas.
A princípio, o reitor Taisir Karim anunciou que Poconé ganhará mais dois cursos e mais 100 vagas e reconhece que a demanda é superior a realidade. “O objetivo é dar continuidade as ações desenvolvidas pela Unemat em Poconé. É um dos municípios que necessita, visto a demanda que já nos informaram há tempos”, disse e completou: “Aqui é uma região turística, mas quem vai dizer quais cursos serão implantados é a população”.
O deputado Riva lembrou ainda da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) aprovada e publicada que amplia a receita da Unemat em 2,5%. “Eleva em aproximadamente 50% os recursos atuais. Isto vai fazer com a Unemat refaça seu planejamento priorizando cursos em regiões estratégicas e Poconé é uma delas. Aqui tem um grande potencial turístico, mas falta logística e mão-de-obra qualificada”, afirmou em relação ao apoio que a Casa de Leis destina ao município.
Segundo Riva, a oferta de mais dois cursos traz um alento à qualificação de jovens e adultos excluídos do processo profissional trabalhista. “Vai ofertar mais vagas, mais qualificação, mais esperança de vitória”, disse e ponderou: “Lógico que há planejamento por parte da Unemat, mas temos de sair na frente discutindo as carências dos municípios, a exemplo de Poconé. A abertura de mais cursos garante a inclusão de mais jovens que não tem opção e nem alternativas no concorrido mercado de trabalho”.
De acordo com o prefeito afastado, Clovis Martins (PTB), a ampliação dos cursos dá um ganho importante à qualidade do ensino no município. Segundo ele, por ser a porta de entrada do Pantanal e com o advento da Copa do Mundo de 2014, a oferta de emprego passa pela qualificação. “O turismo é uma vitrine, mas temos de pensar também na administração. Então, acho que o sentimento da população deve levar em consideração essa realidade, pois vai precisar de muita mão-de-obra qualificada”, finaliza Martins.
Comentários