Novo bate-boca na Câmara de Cuiabá
Um bate-boca tomou conta da sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal de Cuiabá, por conta da votação de uma proposta apresentada pela Mesa Diretora para transferir a data de posse da nova administração para o mês de fevereiro do ano que vem e não no início de janeiro, como acontece atualmente.
As discussões começaram quando alguns vereadores acusaram o presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP), de manobrar para tentar ficar por mais um mês no comando do Legislativo cuiabano.
Entretanto, Deucimar alega que a mudança é uma forma de adequar a Lei Orgânica Municipal à Constituição Federal. Segundo o progressista, a posse em fevereiro já acontece no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica acabou não sendo apreciada por conta da divergência entre os parlamentares que resistiram à proposta apresentada pela Mesa Diretora. Deucimar encerrou a sessão e convocou os vereadores para que participem de uma reunião, em seu gabinete, na manhã de hoje. O progressista diz querer explicar aos vereadores os detalhes da mudança.
Enquanto isso, nenhum outro projeto de lei foi votado pela Câmara de Cuiabá, na sessão de ontem. A ordem do dia, momento específico para apreciação de matérias, durou mais de uma hora. Em pauta, apenas o assunto que tratava sobre a mudança na data de posse da nova mesa diretora que será eleita para o biênio 2010/2011.
Na semana passada, uma outra polêmica também ocupou espaço das sessões da Câmara: uma proposta para antecipar a eleição da mesa, que atualmente acontece no início do mês de dezembro para o mês de setembro.
A proposição apresentada por alguns vereadores também gerou divergência entre os parlamentares. Contudo, a Câmara decidiu manter a atual data da eleição para o mês de dezembro.
Comentários