Informação é de uma fonte próxima a deputado federal, que não quer falar sobre o tema; ontem ele deu novas declarações fortes contra Mendes
Valtenir Pereira já pensa em sair para estadual
O deputado Federal Valtenir Pereira (PSB) pode abandonar o projeto de reeleição e ser candidato a deputado estadual. É o que informou ontem uma fonte ligada ao parlamentar. “Ele já começa a repensar o projeto político”, disse a fonte. Apesar das informações, Valtenir não quis falar sobre o assunto.
A reviravolta no quadro político é só um reflexo na crise interna que abala o PSB, que tem o empresário Mauro Mendes como pré-candidato a governador.
São fortes os rumores de que Valtenir está cada vez mais perto do grupo adversário, encabeçado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), que vai tentar a reeleição, minando os planos do Movimento Mato Grosso Muito Mais, formado por PDT, PPS, PV e PSB.
Apesar de dizer que a relação entre ele e Mendes é ótima e que o projeto está de pé, Valtenir Pereira afirma que existe uma divergência na linha de trabalho e discussão entre os dois. Na verdade, o deputado também está preocupado com a sua reeleição. Com o atual grupo do Movimento Mato Grosso Muito Mais, será difícil ele atingir o coeficiente eleitoral para ser eleito.
Tentando uma vaga na Assembleia, Valtenir teria mais chance de vitória e poria fim ao dilema. Além disso, ele não seria tachado de traidor.
Ontem, mesmo tentando demonstrar clima ameno dentro do partido, Valtenir fez a mais incisiva declaração contra a candidatura de seu correligionário.
Ele afirmou que “estão tentando homologar uma candidatura sob ameaça”. A afirmação rebate uma declaração de Mendes, que no dia anterior havia dito que só não será candidato se “houver uma traição”. Para Valtenir, tal declaração “é uma forma velada de intimidação”. “É isso que está acontecendo dentro do partido”, disse.
Para amenizar a situação e dar fôlego a Valtenir, o deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), que já havia declarado não ser candidato, voltou atrás e disse que vai sair para federal como forma de “ajudar o grupo”.
Valtenir, no entanto, coloca em dúvida a decisão de Pivetta. “Pessoas do próprio PDT me ligaram para dizer que essa história dele é fogo de palha. Eu fico numa situação complicada. No domingo ele disse que não iria ser candidato. Dois dias depois diz que é. Ninguém é candidato de uma hora para outra. Tem que ter planejamento, não é assim...”, disse.
A situação de Mendes não é fácil. Além da crise dentro do partido, outras siglas que compõem a aliança também não têm unanimidade em torno do projeto. Membros do PDT também começam a sinalizar vontade de estar junto ao PMBD. Já integrantes do PPS querem que o partido esteja com o PSDB.
A convenção do PSB só deve acontecer no dia 25 de junho, quase próximo ao prazo final imposto pelo Tribunal Regional Eleitoral. Para Valtenir, “não existe clima para acontecer antes”.
Comentários