Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Junho de 2010 às 20:09
Por: Luzia Araújo

    Imprimir


Para aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos nos 983 quilômetros de fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia e capacitar os policiais com técnicas voltadas especificamente para a atuação do policia na linha de fronteira, 16 policiais civis e militares do Grupamento Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) estão participando do Curso de Nivelamento para Policiamento de Fronteira oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A capacitação começou nesta segunda-feira (07.06) em Belém, no Pará, e tem como objetivo criar policiais especializados para atuarem nas áreas de fronteira do Brasil com outros paises.

Segundo o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, além dos policiais de Mato Grosso também estão no curso os profissionais do estado do Pará, Amapá e Acre. “Todos que participarem dessa capacitação deverá atuar com uma mesma linguagem em termo de policiamento de fronteira padronizando a forma de trabalho”, disse.

Além da capacitação, o Governo Federal está trabalhando na elaboração do Manual de Procedimento Padrão para o Policiamento Especializado de Fronteira que irá auxiliar os profissionais durante abordagem policial.

BALANÇO

O Gefron iniciou o mês de Junho com números satisfatórios de prisões e apreensões na região de fronteira do Brasil com a Bolívia. O Gefron registrou 148 ocorrências. A grande quantidade de atendimentos realizados pelos policiais é o resultado das ações repressivas e preventivas desenvolvidas pelo Gefron para combater e coibir o tráfico de drogas entre os dois paises.

A ocorrência de maior registro feito pelos policiais foi a recuperação, receptação e localização de veículos. Foram registradas 28 ocorrências, em seis meses. Os veículos mais recuperados pelos policiais de grupamento são as motos. Ao todo foram 13 motos recuperadas. Os carros de passeio, carretas, caminhonetes, caminhões e maquina agrícola também aparecem na lista do Gefron. No total foram nove carros de passeio, quatro carretas, três caminhonetes, dois caminhões e uma maquina agrícola encontrada.

Em seguida estão as ocorrências de apreensão de entorpecentes e tóxicos. Os policiais registraram 20 ocorrências. O Gefron apreendeu até junho mais de 235 quilos de drogas. Entre os entorpecentes encontrados estão maconha e cocaína.

O terceiro maior número de ocorrências são as de evasão de divisas e contrabando e descaminho, sendo 10 os boletins de ocorrências registrados. O Gefron apreendeu até agora mais de R$ 76 mil reais, US$ 69 mil dólares, além de 11 mil em guarani (moeda paraguaia) e mil pesos bolivianos.

Também foram registradas as ocorrências de prisão por mandado, porte ilegal de armas, acidente de automóveis e outros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128643/visualizar/