Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Junho de 2010 às 18:01
Por: Simone Alves

    Imprimir


Luciano de Carvalho Mesquita e Ronilton Souza Carlos, presidente e diretor da Oscip Creatio, respectivamente, devem ser liberados ainda nesta terça (8). Eles foram presos durante Operação Hygeia, que investiga desvios de recursos na Funasa que chegam a R$ 200 milhões. O advogado de ambos, Antônio Teixeira Nogueira, já esteve na Justiça Federal tratando de expedir a ordem de liberação. Em seguida, o documento será enviado à Polinter.

A defesa de Luciano e de Ronilton entrou com pedido de habeas corpus junto ao Tribunal Federal da Primeira Região, em Brasília. A liberação foi assinada pelo desembargador federal Ítalo Sabo Mendes. O magistrado acatou o argumento do advogado de que a prisão seria ilegal e estava envolta de vícios. Luciano e Ronilton devem ser liberados após às 18 horas.

O presidente da Creatio e o diretor tiveram pedidos de prisão decretados pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva. Luciano só se apresentou à Polícia Federal após dez dias da operação, deflagrada em 7 de abril. Eles são acusados de formação de quadrilha, peculato, entre outros crimes. Estariam envolvidos no desvio de cerca de R$ 200 milhões da Funasa e de secretarias de Saúde.

Uma das interceptações telefônicas feitas pela PF revelou preocupação de Luciano quanto à auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), que constatou diversas irregularidades entre a Prefeitura de Pontes e Lacerda e o instituto. Em ligação telefônica, Luciano remeteu sua desconfiança da auditoria a Ronilton, tido como lobista e responsável pelo direcionamento dos recursos da Funasa.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128658/visualizar/