Estado realiza capacitação em Assistência da Hanseníase e Tuberculose
A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica realiza durante toda semana, Capacitação em Assistência da Hanseníase e Tuberculose para os municípios da Baixada Cuiabana, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento tem por objetivo trabalhar o diagnóstico precoce, orientar sobre as formas de tratamento, principais sinais e sintomas, reações até a cura do paciente notificado.
O médico dermatologista e hansenólogo do Ministério da Saúde, Jaison Barreto falou sobre os estados reacionais ou reações hansenícas, que segundo explicações, são alterações do sistema imunológico que se exteriorizam como manifestações inflamatórias agudas e subagudas. “Portanto, é de fundamental importância que os profissionais se atentem para todos os tipos de reações, sejam elas aparentes ou não, realizando todos os diferentes tipos de diagnósticos com uma biópsia adequada até que se confirme ou descarte como sendo caso novo de hanseníase”, exemplificou Jaison Barreto.
Jaison Barreto declarou ainda para a necessidade de maior atenção por parte dos profissionais da saúde, frente a qualquer tipo de suspeita de reação hansência, recomendando sempre confirmar o diagnóstico da hanseníase fazendo a classificação operacional, diferenciar todos os tipos de reações hansenícas, além também de investigar fatores como infecções, infestações, distúrbios hormonais, fatores emocionais, entre outros.
O coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Cícero Fraga disse a Secretaria de Estado de Saúde vem realizando capacitações como essa de assistência ao paciente de Hanseníase desde 2007. Segundo ele, há cada ano percebe-se uma melhora no atendimento, diagnóstico e tratamento. “Por mais que Mato Grosso apareça em primeiro lugar no Ranking em notificação de casos da doença, para nós profissionais da saúde é positivo, pois demonstra claramente que os pacientes estão sendo diagnosticados, tratados e curados. Quanto maior for a busca ativa dos casos, melhor a possibilidade de bem atender ao paciente”, declarou.
A capacitação em Assistência a Hanseníase e Tuberculose tem como público alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e bio químicos da baixada cuiabana pertencentes aos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Jangada, Chapada dos Guimarães e Acorizal. Ao todo são 89 participantes.
Cícero Fraga disse que o curso tem um total de 40 horas, sendo 20 horas sobre a Hanseníase e 20 horas sobre a Tuberculose dividido em aulas teóricas e práticas.
PROGRAMAÇÃO
A programação para a tarde desta terça-feira (08.06) será das 14 às 17h30, no ambulatório da Hanseníase, no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), onde os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas farão o atendimento dos pacientes. “Essa mesma atividade prossegue até amanhã, quarta-feira (09.06), das 08 às 11h”, completou Cícero.
Os bioquímicos, de acordo com o coordenador estadual, terão aula prática no MT Laboratório e Lacen, na realização de exames entre hoje e amanha, até as 11h.
A capacitação em Assistência a Tuberculose terá início no periodo da tarde, desta quarta-feira (09.06), a partir das 14h e vai até sexta-feira (11.06), às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática em serviço em todas as instâncias e diferentes complexidades, de acordo com os princípios do SUS, fortalcendo as ações de vigilância epidemiológica da hanseníase, promoção da saúde com base na educação permanente e assistência integral aos portadores deste agravo.
“Para que o Estado consiga avançar ainda mais na detecção de casos novos, se faz necessária a parceria dos municípios, na elaboração de ações e estratégias para a realização de busca ativa de casos novos. A colaboração de todos é fundamental”, finalizou o Coordenador.
Comentários