Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Junho de 2010 às 12:30
Por: Flávia Borges

    Imprimir


A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, analisa nesta terça (8) um novo pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) que tenta afastar Evandro Stábile da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ). A tendência é que a ministra determine o afastamento não apenas de Stábile, mas também do juiz-membro Eduardo Jacob. Os dois, junto com outros magistrados e advogados investigados pelo STJ, são acusados de exploração de prestígio, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva.

Nos corredores do TRE não falta torcida para que Nancy "bata o martelo" e mande os dois para casa. Assim, os magistrados que compõem o pleno se livram da responsabilidade de ter que afastá-los na sessão desta terça, quando será votada a proposta de renúncia coletiva.

O desgaste seria menor, já que a saída de ambos é praticamente inevitável. A sociedade cobra um posicionamento dos órgãos competentes após denúncias de que tanto Stábile quanto Jacob teriam envolvimento num suposto esquema de venda de decisões no âmbito do TRE.

-------------------------------
Nos corredores do TRE não falta torcida
para que Nancy "bata o martelo"
e mande Stábile e Jacob para casa

------------------------------

A pressão é tão grande que Stábile resolveu "sair de cena". Pediu férias por 30 dias, desligou o celular, e "sumiu" da Capital mato-grossense, na tentativa de acalmar os ânimos da população, da imprensa e, até mesmo, de alguns colegas, que estão indignados com o escândalo.

Esse não é o primeiro pedido feito pelo MPF. Logo após a Operação Asafe, desencadeada pela Polícia Federal em 18 de maio e que culminou na prisão de advogados e no cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências de magistrados, inclusive na de Stábile, o MPF solicitou que o desembargador fosse afastado do cargo até que as investigações feitas pelo STJ fossem concluídas. Nancy, no entanto, entendeu que não haviam provas suficientes do envolvimento do presidente do TRE e resolveu mantê-lo no posto.

Agora, a tendência é que o pedido seja deferido, já que a imprensa teve acesso ao inquérito, divulgado por diversos veículos de comunicação, que estamparam em suas edições fotos de Stábile em atitude suspeita, supostamente "negociando" o afastamento do prefeito de Alto Paraguai, Adair José, e a posse da segunda colocada, Diane Alves (PR), além de diálogos, no mínimo comprometedores, reproduzidos a partir de gravações telefônicas feitas pela PF.

De acordo com o MPF, há fortes indícios quanto à existência de um grupo de pessoas associado em torno de uma estrutura organizada, perene e com predisposição comum de meios objetivando a prática criminosa, notadamente a suposta manipulação de decisões judiciais, mediante exploração de prestígio e corrupção ativa e passiva. Contatos diários dos integrantes do grupo, sempre a tratar da possibilidade de influenciar em decisões judiciais, demonstra a regularidade e a constância das atividades empreendidas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128723/visualizar/