Sanear promove curso para servidores em Rondonópolis
A prefeitura, por meio do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), ofereceu nesta segunda-feira (07), aos servidores lotados na autarquia, o curso básico para ‘Localização de Perdas Físicas e Não Físicas de Água Tratada e Localização de Águas Pluviais na Rede de Esgoto’. O curso ministrado pelo diretor de Divisão da empresa Eco Água, Luís Eugênio, faz parte do ‘Programa de Combate ao Desperdício da Água’ da empresa gaúcha.
Dentre os itens que fizeram parte da capacitação dos servidores estão temas como a conceituação de perdas na distribuição, seja a perda física e/ou não física de água tratada. Segundo Luís é preciso ter o conhecimento dos vários tipos de perda para que haja uma priorização quanto ao tipo de perda que se deve combater.
“O ideal é que as empresas tenham macro e micromedição, além de setorização; isso facilita muito o controle de perdas, além de ajudar na resolução de outros problemas”, explicou Luís.
“O objetivo é esclarecer as diferenças entre perda física e não física e mostrar aos nossos técnicos dispositivos para localização destas perdas e como evita-las”, frisou a secretária do Sanear Terezinha da Silva.
Além disso, o curso irá ensinar aos participantes a importância do trabalho do homem no êxito das obras realizadas pelo órgão. As técnicas ensinadas para distinguir se houve fraude nos hidrômetros, erro de leitura, erro cadastral, inatividade em ligação ativa, rompimento ou trincas nas adutoras, subadutoras, redes e ramais são fundamentais para a profissionalização do servidor que trabalha nesta área, observou Luís.
A diretora Administrativa e Financeira da Sanear, Antonieta Garcete de Almeida, o curso consiste nos módulos prático e teórico. Pela manhã e no início da tarde seria apresentado aos funcionários noções técnicas como o uso de equipamentos e outros. Logo depois eles seriam levados a campo para colocar em prática alguns ensinamentos passados em aula.
O curso teve início às 8 da manhã e tem encerramento previsto para as 18 horas. Entre as empresas e órgãos que já disponibilizaram o curso aos servidores estão a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Empresa Bahiana de Águas e Saneamento (Embasa), a Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), Companhia de Saneamento de Santa Catarina (Samag) e outras.
HUMANIZAÇÃO - “Queremos passar aos trabalhadores o quão fundamental é o homem no processo como um todo, embora a colaboração dos equipamentos seja importante; queremos mostrar que oferecemos cursos desta natureza para qualificar, antes de tudo, o ser humano”, pontuou o prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio.
Comentários