Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 08 de Junho de 2010 às 11:12

    Imprimir


O evento realizado durante o último final de semana no Hotel Fazenda Clube de Cãompo, no interior de São Paulo, recebeu os melhores atletas do esporte de todo o país e os amantes de animais de estimação

 
Itu, 8 de junho – Dois dias de competição muito acirrada, de belos salto e manobras nas pistas e de um clima de descontração e confraternização fora delas, assim foi a final do XI Campeonato Brasileiro de Agility, que aconteceu no sábado e domingo, dias 05 e 06 de junho, no Hotel Fazenda para cães Clube de Cãompo, em Itu. O evento, que recebeu os melhores atletas do esporte de todo o país e os amantes de animais de estimação, reuniu cerca de 4 mil pessoas.

Médico veterinário e proprietário do hotel fazenda para cães, Aldo Macellaro Jr. comemora o sucesso do evento e aponta que parcerias como a realizada com a Comissão Brasileira de Agility só trazem benefícios à modalidade, que ganha cada vez mais adeptos em todo o país. “Estima-se que existam pelo menos dois mil praticantes de agility no Brasil. O número é bastante expressivo e tem crescido a cada dia”, conta Macellaro. “O agility é um esporte amador e reúne pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. Em outros países ele é praticado como uma forma de entretenimento, mas no Brasil ganhou ares mais competitivo graças ao trabalho das escolas de adestramento”. Vale lembrar que as duplas brasileiras estão entre os melhores do mundo no esporte e que colecionam títulos internacionais.

Macellaro aponta também que em eventos como o desse final de semana a modalidade acaba conquistando ainda mais praticantes e torcedores. “As pessoas vão às provas sem entender muito do esporte e saem encantadas com a possibilidade de praticar uma atividade que traz benefícios ao animal, à comunicação entre cão e dono e ainda ajuda a fugir do estresse”.

Os grandes campeões

O Agility é dividido em quatro categorias relacionadas à dificuldade das provas e a habilidade dos condutores - iniciante, grau 1, grau 2 e grau 3 - em cada uma delas existe uma subdivisão para os portes dos animais competidores – mini, midi e standard. Durante a competição os participantes se esforçam para acumular pontos e chegar ao grau máximo da modalidade, o grau 3. Nesta categoria é que saem os grandes nomes do esporte.

Somando todas as etapas disputadas e unificando todas as categorias os maiores pontuadores do Campeonato Brasileiro de 2010 são: José Luiz Filho e o border collie Dino (foto acima), que ganham o título de campeões brasileiros e garantem uma vaga para disputar o mundial de agility, em outubro na Alemanha.

Os praticantes “prata da casa” também fizeram bonito durante as etapas finais do campeonato. O adestrador do Hotel Fazenda para cães Clube de Cãompo, Alexandre Zanetti (foto ao lado) e sua border collie Mel conquistaram a medalha de prata na categoria iniciantes standart na 10ª etapa do Brasileiro. Alexandre ainda levou para casa o quarto lugar na mesma categoria e etapa com seu outro border collie Jordy. Priscila Carreri e a yorkshire Lisa ficaram com a medalha de prata da categoria iniciantes mini  na 10ª etapa do Brasileiro e Oscar Prandini e a pit bull Maya, abocanharam a medalha de melhor Pit Bull da prova da 10ª etapa do brasileiro.

As classificações dos outros participantes podem ser conferidas no site da Comissão Brasileira de Agility a partir da próxima quarta-feira, dia 9 de junho o endereço é o www.agilitybr.com.br

Novo lar

Em parceria com a ASPA – Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu, o campeonato abrigou uma campanha de conscientização sobre posse responsável e uma feira de adoção de animais abandonados. De acordo com a associação, ao todo 16 cães ganharam uma nova família durante os dias de competição.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128734/visualizar/