Dipp analisa representação de políticos de MT contra Julier
A reclamação disciplinar contra o juiz federal Julier Sebastião da Silva será relatada pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, conforme informa o blog A Política nesta segunda (7). A representação contra o magistrado foi articulada pelo deputado federal Pedro Henry (PP) e teve o aval de outras 14 lideranças políticas.
De acordo com o documento, Julier, o procurador da República Mário Lúcio Avelar e o pré-candidato ao senado Pedro Taques (PDT) teriam utilizado a estrutura da Justiça Federal e do Ministério Público Federal (MPF) para beneficiar o pedetista politicamente. Entre aqueles que assinaram a representação estão o ex-governador Blairo Maggi (PR), o governador Silval Barbosa (PMDB), os deputados federais Wellington Fagundes (PR), Carlos Bezerra (PMDB), Homero Pereira (PR) e Carlos Abicalil (PT).
Caso Dipp constate indícios de que realmente houve crime funcional ou infração disciplinar e o pleno do Conselho Nacional de Justiça referende a decisão do corregedor, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), que pode culminar em punições, que variam de advertência por escrito até aposentadoria compulsória.
Comentários