Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 07 de Junho de 2010 às 13:08
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Josinei Moreira

A relação entre o deputado federal e presidente do PSB Valtenir Pereira e o empresário Mauro Mendes, pré-candidato ao governo, “azedou” de vez e a homologação do nome do empresário ao Paiaguás pela sigla pode não ocorrer. Numa reunião fechada entre os dois neste sábado (5) Valtenir teria tentado convencer Mendes a desistir da disputa. Argumentou que a aliança com PPS, PDT e PV é muito frágil e que a melhor saída seria compor com o grupo que dá sustentação a Silval Barbosa (PMDB). Mendes teria ficado balançado, mas neste domingo reafirmou que almeja disputar a vaga de governador. O imbróglio é grande, mas nenhum dos dois confirma a existência do racha. Dizem que tudo está bem e que mantêm o diálogo.

Durante a reunião da cúpula do partido com os presidentes dos diretórios municipais, nesta segunda (7), Valtenir se mostrou cauteloso, mas confirmou a existência de uma “angústia” com a fragilidade da aliança e consequentemente com a chapa a federal. Tentou não polemizar a situação, mas reconheceu que os quadros políticos ainda são analisados e que o PSB não pode entrar em uma "aventura".  Ele frisou a existência de divergências dentro do PPS, sob Percival Muniz, e do PDT, que é comandado pelo deputado Otaviano Pivetta e se disse “apreensivo” com a situação.

“Quando se tem um foco isolado é uma coisa, mas um conjunto de partidos médios com problemas e polêmicas me deixa apreensivo”, disse Valtenir numa referência a recentes desentendimentos entre membros do PDT e ao racha do PPS. Uma parte dos socialistas quer caminhar com Mendes. Já outro grupo defende uma aliança com o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB). “Isso tudo é muito preocupante. Ainda estamos avaliando tudo e ouvindo as lideranças. Em política tudo pode acontecer”, ponderou Valtenir. Ele reconhece que nem mesmo no PSB Mendes é unanimidade e que há prefeitos e vereadores da sigla que defendem uma união com Silval e a desistência do projeto em torno de Mendes.

De todos modo, nada teria sido "fechado" e  uma definição deve ocorrer mesmo apenas na convenção da sigla. "Ainda não há data, mas o encontro deve ocorrer entre 21 e 30 de junho". Apesar do deputado garantir que Mendes foi avisado sobre o encontro, o empresário não apareceu na reunião, ao menos no período da manhã. Por meio da assessoria, disse que estava numa reunião, mas que depois "passaria rapidamente" pelo local.

Uma das grandes preocupações de Valtenir é com a fragilidade da chapa de candidatos a federal. Ele teme que o grupo não consiga ter nomes de “peso” que viabilizem a manutenção do seu mandato. O tema é recorrente nas reuniões internas com os integrantes da aliança. “Estão enxertando candidatos de última hora e nas contas já teríamos 400 mil votos. Candidatura não se faz de última hora”, reclama o deputado federal. Além dele, o PSB trabalha tem como pré-candidatos a federal: a suplente de vereador por Alta Floresta Rosângela Aparecida Bolonhezi Campos e o vereador por Juara Chico do Indea. Hoje o partido tem 130 diretórios no Estado e aproximadamente 8 mil filiados.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128882/visualizar/