Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Agosto de 2013 às 12:36

    Imprimir


Os viajantes que vão entrar ou sair do Brasil devem tomar alguns cuidados para evitar que compras ou dinheiro sejam apreendidos pelas instituições de Segurança Pública que atuam na fronteira do país.


 
Os cuidados são necessários para que não ocorram crimes como contrabando, descaminho ou evasão de divisa - que acontece quando se envia dinheiro para o exterior de um país sem declará-lo ou sem pagar os devidos impostos.


 
De acordo com o coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), major PM Wankley Corrêa Rodrigues, os policiais apreenderam, no primeiro semestre deste ano, mais de U$ 43 mil com viajantes que estavam utilizando Mato Grosso para cruzar a fronteira do Brasil com a Bolívia.


 
No último mês, o Gefron desarticulou uma quadrilha especializada em transportes de mercadorias oriundas da Bolívia. Foram apreendidos mais de 50 toneladas de produtos como espingardas, CDs, DVDs, bebidas, entre outros itens. A mercadoria foi avaliada em R$ 3 milhões. Os integrantes da quadrilha foram presos pelo crime de contrabando e descaminho.

 
 
O coordenador informou que a pessoa que viajar com dinheiro nacional ou estrangeiro, no valor superior a R$ 10 mil, é obrigada a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores. Sobre as mercadorias, o major explicou que não é permitida a importação de produtos para fins comerciais ou industriais.


 
Para finalizar, o major PM Rodrigues disse que as pessoas que planejam viajar para outro país devem procurar os órgãos competentes para verificar a cota de compra e o que pode ou não ser transportado para o Brasil a fim de evitar transtornos durante a viagem.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12894/visualizar/