A votação na ONU (Organização das Nações Unidas) para novas sanções contra o Irã por seu programa nuclear ocorrerá provavelmente a partir de 14 de junho, depois de uma resposta oficial à proposta conjunta feita pelom país, Brasil e Turquia, segundo Bernard Kouchner, ministro de Relações Exteriores francês.

"Tínhamos a esperança de que a votação pudesse ocorrer em 13 de junho, mas está subordinada à resposta que a Agência Internacional de Energia Atômica deverá dar à carta dos iranianos, brasileiros e turcos", afirmou Kouchner neste domingo. A resposta deve vir dos países envolvidos no acordo tripartite, Estados Unidos, França e Rússia, lembrou.

Sobre o conteúdo da resposta, Kouchner comentou: "não acredito que seja muito positiva".

A carta de Irã, Brasil e Turquia propõe a troca na Turquia de 1.200 kg de urânio iraniano enriquecido a 3,5% por 120 kg de combustível processado a 20%, que seria entregue pelas grandes potências e destinado ao reator nuclear de pesquisa com fins médicos situado em Teerã.

A resposta está "pronta", "há um pouco de atraso, na segunda, terça-feira, não sei, mas em questão de dias a carta será enviada e a resolução irá incumbir o Conselho de Segurança a partir da segunda-feira seguinte", afirmou Bernard Kouchner.

Os Estados Unidos afirmaram recentemente que uma votação poderia ocorrer nesta semana.