Um mexicano de 20 anos entregou seus dois filhos mais novos a uma mulher para pagar uma dívida de 25 mil pesos (US$ 1.937), e depois fingiu que as crianças foram sequestradas, o que causou uma série de protestos em um bairro da Cidade do México, informou neste domingo a promotoria da capital.

A Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federa indicou em comunicado que agentes da Polícia de Investigação localizaram e detiveram Javier Covarrubias González, que se escondia em um sítio no município de Jacala, no Estado de Hidalgo, vizinho à capital mexicana.

No dia 18 de maio, Covarrubias denunciou o suposto sequestro de seus dois filhos, Ísis Liliana e Darien Isaí, mas as autoridades conseguiram comprovar que ele mentiu. O homem foi preso preventivamente "para continuar a investigação e a localização dos menores", destacou a Procuradoria.

O suspeito disse que caminhava com seus filhos em uma avenida da cidade quando foi atacado por um desconhecido que o feriu e roubou os menores.

A promotoria conseguiu que o suspeito confessasse, na presença de seu advogado, que no dia 18 de maio entregou seus filhos a uma mulher identificada como "La Lupe" no município de Tlalnepantla, na área metropolitana da Cidade do México.

O homem tinha uma dívida de 25 mil pesos (US$ 1.937) que tinha que saldar desde novembro com uma pessoa "que lhe emprestou o dinheiro e que o estava pressionando muito para obter o pagamento", por isso decidiu dar seus filhos "como forma de pagamento", segundo a Procuradoria.

No momento de entregar as crianças, Covarrubias entregou também uma sacola de supermercado com fraldas, mamadeiras e um suéter.

Depois, procurou os meios de comunicação para solicitar apoio para a localização das crianças, "com o propósito de que sua esposa não descobrisse a troca de seus filhos pela dívida", explicou o organismo.

A esposa de Covarrubias pediu, além disso, ajuda aos líderes do bairro Tepito --onde supostamente as crianças teriam sido sequestradas--, considerada uma das áreas mais perigosas da capital mexicana, para pressionar às autoridades.

O suposto sequestro gerou uma grande manifestação em Tepito na terça-feira, durante a qual dezenas de jovens do bairro sequestraram dois ônibus de transporte público e enfrentaram às autoridades. Cerca de 20 jovens foram presos.