Segundo a Polícia Federal, Odendaal havia ingerido 1,7 kg da droga, divididos em 104 cápsulas. Uma delas, com cerca de 16 g do entorpecente, se rompeu dentro do estômago do passageiro.
Superintendência da Polícia Federal em Recife |
Africano de 32 anos morreu durante voo com 140 cápsulas de cocaína no estômago |
O sul-africano passou mal quando o avião cruzava o espaço aéreo brasileiro. A aeronave, da empresa Luftansa, procedente de Buenos Aires com destino a Frankfurt, fez um pouso de emergência em Recife às 3h20, para que ele fosse socorrido.
Dois médicos atenderam o passageiro, mas constataram que ele já estava morto. O corpo foi levado ao IML (Instituto de Medicina Legal), onde os legistas encontraram as 104 cápsulas de cocaína --uma delas rompida-- no estômago e intestino da vítima.
Policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Pernambuco retiraram as bagagens do sul-africano, e o avião, com 308 passageiros e 17 tripulantes a bordo, foi liberado para seguir viagem, às 8h.
Segundo a superintendência da PF no Estado, tudo indica que a vítima comprou e ingeriu a droga na Argentina, pois não há evidências da passagem dele pelo Brasil ou por outro país vizinho.
A PF abriu inquérito para investigar a suposta ligação do sul-africano com o tráfico internacional de drogas. A polícia argentina, informou, será acionada para que informe possíveis ligações de Odendaal com o tráfico.
A ocorrência de hoje eleva para cinco o número de apreensões de cocaína feitas este ano pela Polícia Federal no aeroporto de Recife. No total, foram apreendidos 13,98 kg da droga. Cinco estrangeiros foram presos.
Em 2009, a PF prendeu em flagrante 19 pessoas suspeitas de tráfico internacional de droga no aeroporto, sendo dez delas estrangeiras. Com elas, foram apreendidos 69,9 kg do entorpecente.
Comentários