Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 05 de Junho de 2010 às 10:51
Por: Fabiane Serra

    Imprimir


Artesão que faz parte do Programa de Artesanato Mato-grossense, comandado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT) em parceria com o Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), vence depressão e supera limites da doença de Parkinson.

Hélio Rodrigues, 58 anos, é aposentado por motivo da doença Parkinson e desde então ficou depressivo. Mas eí ele descobriu no artesanato uma forma de superar da doença, de complementar a renda e uma terapia para a depressão.

Desde que passou a trabalhar com a arte ele encontrou a alegria e uma nova vida. As peças artesanais de Hélio foram expostas e comercializadas no I Seminário dos Consórcios Intermunicipais de Mato Grosso juntamente com mais nove artesãos de Pontes e Lacerda. O evento foi realizado paralelamente ao XXVII Encontro de Prefeitos no Centro de Eventos do Pantanal entre os dias 31 de maio e 02 de junho.

Ele confecciona gamelas de variados tamanhos, pilão, frutas e canecas de madeira. Uma novidade que ele passou a fazer são desenhos nos produtos, o que o ajuda na coordenação motora.

Assim como Hélio, mais duas pessoas que fazem parte do Programa de Artesanato da Sicme no município de Pontes e Lacerda vêm vencendo a depressão ao confeccionar bonecas de barro de variados modelos, formas, cores e tamanhos e alguns bichos do pantanal.

Em Mato Grosso há cerca de 30 mil artesãos inscritos no Programa de Artesanato da Sicme criado para valorizar os artesãos e a cultura mato-grossense. O programa oferece aos profissionais: capacitação, apoio para a participação em vários tipos de eventos nacionais e internacionais.

Outras informações sobre o Programa de Artesanato Mato-grossense podem ser obtidas na própria Sicme, també no site da secretaria no endereço www.sicme.mt.gov.br e na Comissão Institucional do Programa de Artesanato Mato-grossense (Cipam), na Travessa Batista das Neves, nº 38, em Cuiabá, pelo telefone (65)3623-3023.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129126/visualizar/