Investimentos impulsionam Sinop a polo de referência do Norte de MT
Uma das cidades que mais crescem em Mato Grosso, colonizada por agricultores do norte do Estado do Paraná, onde seu processo de ocupação teve início em 1972. Esta é Sinop (500 Km ao Norte de Cuaibá), cidade que recebeu pessoas de todo o país ocupando a então mística região do Nortão.
Depois da abertura das primeiras ruas na cidade, as famílias de pioneiros se instalavam no município, e com isso o aumento do fluxo de migração na fronteira agrícola do Estado mato-grossense. Dois anos mais tarde, na data de sua fundação, Sinop já era um canteiro de obras, onde segundo relatos dos moradores mais antigos, a alegria pela perspectiva de desenvolvimento fizeram com que a população aumentasse consideravelmente em muito pouco tempo. “Eu me lembro bem quando cheguei aqui com meu marido, em 1973. Não tínhamos nada. Ele foi trabalhar numa lavoura e aos poucos fomos nos firmando aqui”, disse dona Maria Cleocí de Andrade, que aos completos 71 anos se recorda dos momentos passados como se fossem hoje. Mesmo com a esperança de desenvolvimento, naquela época os pioneiros não poderiam imaginar que o crescimento fosse tão considerável ao longo de 30 anos.
Sinop é hoje um polo de referência da região Norte de Mato Grosso e suas principais atividades econômicas são a prestação de serviços, a agropecuária, cultivo de grãos e indústria madeireira, além da soja que contribui para o fortalecimeno da economia local.
Nos últimos sete anos os avanços relacionados a infraestrutura, saúde, educação, assistência social, entre tantos outros setores deram um salto graças a administração regionalizada e municipalista que o ex-governador Blairo Maggi implantou e hoje, com o mesmo referencial, o governador Silval Barbosa conduz o Estado.
Como prova disso uma das ações será o ‘Governo Itinerante’, onde todo o secretariado estará presente, juntamente com o chefe do Executivo estadual, a fim de ouvir as demandas de cada setor nos municípios.
As prioridades do Governo do Estado tem sido sempre o bemestar da população no que diz respeito a ruas com melhor trafegabilidade, escolas em condições para que os alunos possam desenvolver seus estudos, oportunidade de trabalho e renda através de programas que garantirão futuro melhor àqueles que pretendem melhorar de vida, dentre tantas outras ações que, ao longo desses sete anos fizeram com que o nível de desenvolvimento de Sinop fosse mais avançado do que se esperava. “Eu achava que com a saída do Maggi do Governo as coisas iam caminhar de marcha ré. Mas o que a gente vê aqui é que o Silval tem a mesma preocupação e esta continuando o trabalho que já melhorou muito a nossa cidade”, relatou Ana Cristini Ferreira do Nascimento, 34 anos, gerente de loja.
EXPONOP
Uma das grandes festividades do município é a Exposição de Sinop, a Exponop, realizada anualmente. Este ano será a 26ª edição da feira, que contará com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que em comitiva, visitará as dependências da Exposição neste sábado (05.06).
A Exponop 2010 vai até domingo (13.06). Na programação, shows nacionais, prêmios, rodeio, leilões, julgamento de bovinos e provas de laço.
Comentários