Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 05 de Junho de 2010 às 02:58
Por: da Efe

    Imprimir


América Latina e Caribe são as regiões do mundo com maiores índices de criminalidade entre a população jovem, segundo o Relatório sobre segurança cidadã e direitos humanos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) apresentado nesta sexta-feira (4) em Lima.

A criminalidade juvenil, segundo o relatório, segue crescendo como "resultado de um processo que já atravessa várias décadas", e fez com que a violência tenha se tornado pela primeira vez em muitos anos a principal preocupação da população latino-americana, superando o desemprego.

 

Entre os dados apresentados pela CIDH, elaborados com base em análise de pedidos, casos e medidas cautelares apresentados ao organismo, assim como outros relatórios da Organização dos Estados Americanos (OEA), destaca o alto índice de homicídios. Assim, contra 8,9 homicídios por cada 100 mil habitantes na Europa, ou os 3,4 e 5,8 das regiões do Pacífico Ocidental e Oriental, respectivamente, a América Latina apresenta uma média de 25,6.

Os dados são ainda mais preocupantes para a CIDH quando é avaliada a taxa de homicídios em jovens de entre 15 e 29 anos, onde chega a 68,9 a cada 100 mil habitantes na região latino-americana. Além disso, e enquanto a população jovem de alta renda registra uma taxa de 21,4, nos setores de rendimentos médios e baixos o número chega a 89,7.

"Neste caso a região registra a taxa de violência mais alta do mundo, apesar de se tratar de uma tendência que acontece em plano universal", assinala o relatório apresentado em Lima.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129165/visualizar/