Empresários da área da Educação iriam para encontro no RS; aeronave sumiu ao decolar de Canelas
Avião com casal de cuiabanos desaparece no RS
Um avião ultraleve avançado Conquest com um casal mato-grossense a bordo está desaparecido desde tarde desta quinta-feira (3), no Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros de Canelas, o avião decolou do aeródromo de Canela, às 12h45, com destino a Torres (RS), porém sumiu entre a serra e litoral Norte do Estado.
O piloto, Adalberto Padilha Silveira, e Flávia Capistrano Dias Magalhães participaram em 2008 do 8º Encontro Nacional de Ultraleves, em Bonito (MS), em um modelo Conquest 180. Ontem, eles participariam do 10º Encontro Nacional de Ultraleves em Torres.
O empresário Silveira é proprietario de uma escola de ensino superior a distância em Cuiabá.
Segundo o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar de Canela, o último contato foi um pedido de socorro próximo ao município de Itati. No contato, informaram que estaria ocorrendo um problema no motor e iriam voltar para o Aeródromo de Canelas. Antes da decolagem, a aeronave já tinha apresentado problemas mecânicos, e as condições meteorológicas eram consideradas desfavoráveis.
"No início da tarde, o piloto comunicou que tinha problemas e iria tentar um pouso de emergência. Depois, perdeu o contato", disse o capitão Cláudio Morais Soares Júnior, que comanda a equipe de resgate, em entrevista ao MidiaNews.
"Fizemos buscas com o helicóptero da Brigada Militar até o final da tarde, mas, por causa das nuvens baixas, o trabalho foi encerrado na madrugada de ontem", disse o comandante.
Dois aviões da Força Áerea Brasieleira (FAB) e um helicópetro estão no local realizando as buscas.
Segundo o Jornal de Gramado, o Salvaero, serviço de busca e salvamento da Aeronáutica, também foi acionado, mas nenhum vestígio havia sido encontrado até as 23 horas de ontem. Foram levantadas duas hipótese: a aeronave fez um pouso forçado ou caiu.
O casal mato-grossense, que estava hospedado em Canela para conhecer a Serra, tinha se programado para ir a Torres, no início da tarde de ontem. Pela manhã, Silveira e a companheira Flávia sobrevoaram a região, quando uma possível falha no motor foi percebida.
O conserto foi providenciado pelo próprio piloto no Aeródromo de Canela. "Vi ele fazendo a manutenção. Estava com problema e supostamente o teria resolvido", revelou o orientador do aeródromo, piloto Velasques Orlandi, que estava aguardando melhorar as condições meteorológicas para também decolar, em entrevista ao jornal.
"Tinha muito vento e teto baixo. Ele preencheu a planilha de decolagem às 12h30 e subiu 15 minutos depois, com chegada prevista em 35 minutos", disse. Ao tomar conhecimento que a aeronave não tinha chego a Torres, Orlandi ligou para o celular de Silveira, mas o aparelho do desaparecido não respondia.
"A Salvaero da Aeronáutica checou todos os aeródromos e aeroportos do Estado, sem sinal do ultraleve. É um modelo potente, que parece um avião"m disse. Falhas mecânicas aliadas às condições meteorológicas desfavoráveis teriam sido as causas do problema. "Estamos, até agora, com três ultraleves aguardando o melhor momento para decolar", observou o orientador, já às 23h30.
O modelo
O modelo que teria sumido ontem pertenceria a uma nova família de aeronaves experimentais projetadas e produzidas no Brasil pela Inpaer (Indústria Paulista de Aeronáutica), de Campinas (SP), homologados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), na categoria experimental.
As duas pessoas que estariam no avião ontem participaram em 2008 do 8º Encontro Nacional de Ultraleves, em Bonito (MS), em um modelo Conquest 180. Ontem, eles participariam do 10º Encontro Nacional de Ultraleves na cidade gaúcha de Torres.
Os ultraleves avançados Conquest são monomotores, atualmente oferecidos em quatro versões, o 180, 210, Excel e o Excel Cargo.
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