Ao menos cem pessoas foram mortas por um incêndio que se propagou por uma das regiões mais populosas de Dacca, capital de Bangladesh, durante a noite de quinta-feira (horário local). O número de mortos ainda pode subir à medida que equipes de resgate retiram mais corpos dos escombros, informaram canais de TV locais nesta sexta-feira (noite de quinta-feira em Brasília).

As TVs falam que cerca de 150 pessoas --a maioria com queimaduras graves-- foram admitidas em hospitais após o incêndio. Citando oficiais no local do incidente e médicos, a TV ATN Bangla falou em ao menos 104 mortos e mais de cem feridos.
 

  Khorshed Alam/AP  
Prédio de apartamentos pega fogo em Bangladesh; ao menos cem morrem
Prédio de apartamentos pega fogo em Bangladesh; ao menos cem pessoas morrem



O fogo começou após a explosão de um transformador elétrico, por volta das 22h30 (13h30 em Brasília), e se propagou rapidamente por vários prédios comerciais e residenciais. Foram resgatados 87 corpos no local e outras pessoas morreram ao receberem atendimento médico.
 

arte/Folha



Segundo os bombeiros, as ruas estreitas e os prédios com muitos moradores dificultaram o acesso ao local, e os químicos presentes em fábricas na região ajudaram o fogo a se espalhar.

Policiais e bombeiros disseram que vão informar o número oficial de mortos assim que as operações de busca sejam encerradas, o que deve acontecer na tarde de sexta-feira.

"Ainda estamos tentando resgatar pessoas dos escombros e não temos um número exato ainda", disse um policial.

O oficial dos bombeiros, Nazrul Islam, disse que o fogo já estava sob controle e que os trabalhos de resgate continuariam na manhã de sexta-feira.

Segundo ele, algumas das vítimas eram convidados de uma festa de casamento no terraço de um dos prédios.

O premiê Sheikh Hasina expressou seu choque com o incidente e enviou condolências às famílias das vítimas, e ordenou que autoridades forneçam todo o apoio médico aos feridos.