Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 02 de Junho de 2010 às 19:22
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) encaminhou nota à imprensa nesta quarta-feira (2) em que tece críticas à Operação Jurupari, deflagrada pela Polícia Federal em 21 de maio contra crimes ambientais, e alerta que o setor florestal de base está paralisado no Estado.

Durante a Operação foram expedidos 91 mandados de prisão, pelo juiz da Primeira Vara Federal, Julier Sebastião. O magistrado vem recebendo críticas, acusado de cometer excessos e cunho político.

Jaldes Langer, presidente em exercício da Fiemt, em entrevista ao Olhar Direto, disse que na última sexta-feira, como de praxe, ocorreu uma reunião com 36 sindicatos da Federação de todas as partes de Mato Grosso. "Todos trouxeram reclamações e preocupações", externou.

O presidente diz que esse tipo tipo de ação como a ocorrida na Jurupari gera insegurança e instabilidade, principalmente porque o setor é totalmente dependente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para instalações e ampliações, por exemplo.

"Muitas operaçãos nos últimos tempos vêm sendo quantitativas e não qualitativas", argumenta Langer, acrescentando que todos os esforços devem ser empreendidos para que os culpados sejam punidos, mas que ações irresponsáveis não podem ser cometidas.

Confira a nota na íntegra:

Pautada pela legalidade e defensora da postura ética no setor industrial, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso é favorável a toda ação legítima de defesa de interesses, que tenha como objetivo oferecer celeridade e credibilidade aos trâmites legais, o que possibilita a indústria mato-grossense trabalhar com competitividade e de forma sustentável.

Contudo, a entidade repudia as eventuais ações midiáticas promovidas por órgãos do Poder Judiciário e representantes de autoridades policiais que não apresentam resultados efetivos para a sociedade e prejudicam aqueles que trabalham seguindo os preceitos legais, como o exemplo da operação ‘Jurupari’, que desde a sua deflagração paralisou o setor de base florestal no Estado.

A falta de um resultado efetivo denigre a imagem de Mato Grosso perante a opinião pública nacional e lesa o setor que é responsável pela geração de milhares de empregos. Setor este que contribui de forma significativa para o crescimento da economia mato-grossense. A sociedade somente será beneficiada quando a justiça efetivamente punir os culpados e devolver tranquilidade a todos que atuam dentro da legalidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129495/visualizar/