Prefeitos se unem e cobram divisão do "bolo tributário"
Cerca de 70 prefeitos participam do XXVII Encontro dos Prefeitos de Mato Grosso. Entre uma palestra e outra é comum que os gestores aproveitem a vinda à Capital para resolver problemas ém órgãos públicos e tentar audiências com o governador Silval Barbosa (PMDB). O encontro acontece no Centro de Eventos do Pantanal e serve como uma espécie de "reciclagem" e troca de experiências para os administradores municipais. Entre as palestras que são disponibilizadas a eles estão "Tendência da Receita Pública Estadual", "Modelo de Gestão", "Agecopa", "Desenvolvimento Sustentável dos Municípios" e "Cidade Digital". Segundo o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Jauru, Pedro Ferreira, o principal intuito do encontro organizado pela entidade é orientar os prefeitos para que se faça uma gestão com planejamento.
Ele enfatiza que uma das principais preocupações da AMM é com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para tanto, diz que é necessário que os prefeitos pensem como administradores e não com o coração. Ferreira brinca que muito mais que políticos, todos têm que ser gestores. “Temos que trabalhar apenas com o que temos e administrar o orçamento com bastante consciência”, pontuou. Além de debates importantes, que recaem até sobre as obras da Copa de 2014 e os impactos no Estado, o encontro dos prefeitos marca a celebração do 27º aniversário da AMM. Fundada em maio de 1983, a instituição tem como principal função dar mais força às “bandeiras” dos municípios.
Entre as principais reivindividicações dos prefeitos está uma melhor distribuição do "bolo tributário". Para o prefeito da Reserva do Cabaçal Nivaldo Ponciano (PP) esta divisão é fundamental. Ele administra uma cidade com 5 mil habitantes, com um orçamento de R$ 7 milhões, previstos para este ano. "A crise continua tendo reflexos, mas a distribuição dos tributos é o que mais penaliza os municípios. Temos uma oscilação muito grande", reclama Nivaldo.
As esposas dos prefeitos lotam outra sala do Centro de Eventos do Pantanal e participam do "IX Encontro de Primeiras-Damas e Gestoras Sociais". Também são realizados no mesmo espaço o I Seminário dos Consórcios Intermunicipais de Mato Grosso, o II Workshop dos Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, além da Feira de Desenvolvimento Econômico, Feira Gastronômica e Palco da Diversidade Cultural. A expectativa é de que até nesta quarta (2), último dia do encontro, pelo menos 5 mil passem pelo Centro de Eventos do Pantanal.
Comentários